Das críticas à glória

É campeão! Palmeiras amplia vantagem em títulos do Brasileirão; relembre trajetória na competição

Porco conquistou 12º caneco da competição nacional

Pedro Melo
pmelo@hojeemdia.com.br
07/12/2023 às 00:10.
Atualizado em 07/12/2023 às 00:24
 (Sociedade Esportiva Palmeiras)

(Sociedade Esportiva Palmeiras)

Agora é oficial: o Palmeiras é o campeão brasileiro de 2023, em uma temporada que parecia improvável. Após o empate em 1 a 1 contra o Cruzeiro nesta quarta-feira (6), no Mineirão, o Porco conquistou o 12º título do Brasileirão e aumentou a vantagem como o maior campeão da competição.

A conquista concluiu uma arrancada histórica do Palmeiras, alinhada com a derrocada botafoguense. O time paulista eliminou uma diferença de 14 pontos, algo que nunca havia ocorrido na história do Campeonato Brasileiro.

A temporada do Palmeiras neste ano pode ser considerada uma “montanha-russa” de emoções. Principal favorito ao título, o Porco iniciou o ano concretizando o favoritismo e levando o título do campeonato paulista. Também “copou” o título da Supercopa do Brasil contra o rival Flamengo.

As conquistas, porém, não apaziguaram a torcida, que cobrava por reforços para a disputa das competições mais “cascudas”. O pedido, porém, não foi atendido pela presidente Leila, que não contratou nomes de peso, sendo criticada pelos torcedores.

E os resultados nas competições não ajudaram a dirigente. O Palmeiras  time acabou sendo eliminado da Copa do Brasil nas quartas-de-final contra o São Paulo e da Libertadores na semifinal contra o Boca Juniors.

Já na principal competição nacional, o Palestra viu o Botafogo disparar e já aceitava o título como um cenário improvável. Na 15ª rodada, o time paulista chegou a ocupar a sétima posição, a menor no campeonato.

Sobre forte pressão, Abel blindou o time e chamou para si a responsabilidade. E para muitos, a virada de chave do Palestra foi na partida contra o Coritiba, fora de casa. Após uma derrota na rodada 27 para o Atlético por 2 a 0 no Allianz Parque, a temporada parecia ter acabado. Mas o time conseguiu a vitória em cima do Coxa Branca e deu início à sequência de nove vitórias em dez rodadas.

No mesmo período, o Botafogo viu a temporada “desandar”. A partida contra o América, também na rodada 27, foi a última vitória do time na competição. O time amargou dez jogos sem vencer, consecutivamente perdendo a liderança na 34ª rodada. Essa foi a primeira vez que um time liderou o campeonato por 30 rodadas e não foi campeão.

O título também pode ter dado início a uma hegemonia palmeirense. Campeão do Brasileiro 2022, o time defendeu o título e emendou o segundo título em sequência. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por