NOS PÊNALTIS

ELIMINADOVIĆ: Brasil perde para a Croácia e dá adeus à Copa do Mundo

Da Redação
esportes@hojeemdia.com.br
09/12/2022 às 11:50.
Atualizado em 09/12/2022 às 15:07

ATUALIZAÇÃO - Essa reportagem foi atualizada após o fim da partida

O Brasil perdeu para a Croácia nos pênaltis e está eliminado da Copa do Mundo. Após empatar no tempo normal, o Seleção Brasileira saiu na frente, com Neymar, mas cedeu o empate para a Croácia na segunda etapa da prorrogação.Os croatas aguardam o vencedor de Argentina e Holanda para saber quem enfrentam na próxima fase.

O primeiro tempo foi de equilíbrio entre as equipes, tanto o Brasil, quanto a Croácia criaram boas chances de gol, mas com falhas no arremate final. No segundo tempo, o Brasil teve duas boas oportunidades para abrir o placar. A primeira, até o VAR foi acionado por um possível pênalti a favor da Seleção. Mas que foi prontamente negado. Já na segunda, o goleiro Livakovic tirou com os pés um chute à queima roupa de Neymar.

Com o ataque em baixa, Tite optou por modificar a equipe colocando os jovens Antony e Rodrygo, nas vagas de Raphinha e Vinícius Jr.. Com maior posse de bola, o Brasil passou a atacar mais, enquanto a Croácia se fechava na defesa buscando sair nos contra-ataques. Dessa forma, o goleiro croata passou a ter mais trabalho e mostrar o porque é um dos destaques deste Mundial.

Nos minutos finais do tempo regulamentar, com apoio da torcida, o Brasil pressionou, pressionou, mas não conseguiu converter em gol e o duelo foi para a prorrogação. Ainda no primeiro tempo, após linda tabela, Neymar saiu cara-a-cara com o goleiro croata, driblou o jogador e mandou para o fundo das redes, para alívio de uma nação.

Nos 15 minutos finais, Alex Sandro, mesmo sem estar 100%, entrou na vaga de Eder Militão, para tentar ajudar a defesa a segurar o placar. Precisando do resultado, os croatas se lançaram ao ataque e, faltando três minutos para o fim da partida, em uma das poucas finalizações certas, Petkovic bateu no canto direito de Alisson, empatando o jogo e levando a decisão para os pênaltis.

Como isso, a Croácia manteve a tradição de jamais ter pedido uma prorrogação. Contando o duelo contra o Brasil, foram cinco oportunidades. Três aconteceram em 2018, na Rússia. Vitória contra a Inglaterra, e empates com Dinamarca e Rússia. A penúltima foi nesta edição, contra o Japão.

Nas cobranças alternadas, enquanto os croatas acertaram quatro, o Brasil errou com Rodrygo, que parou nas mãos de Livakovic, e Marquinhos, mandando a bola na trave. Final 4 a 2 para o time europeu.

Até esta edição do Mundial, o Brasil havia sido eliminado cinco vezes para nas quartas de final. Em 1954, a Hungria mandou a Seleção Brasileira para casa. Em 1986 e 2006, foi a vez da França fazer este papel. Já em 2010, a Holanda não perdoou o vacilo da defesa canarinha e tirou o Brasil da Copa. Por fim, a quatro anos atrás, em 2018, o time de Tite parou na Bélgica.

Ficha Técnica

CROÁCIA 1 (4) x (2) 1 BRASIL

Croácia
Livakovic; Juranovic, Lovren, Gvardiol e Sosa (Budimir); Brozovic (Orsic), Kovacic (Majer), Pasalic (Vlasic), Modric e Perisic; Kramaric (Petkovic). Técnico: Zlatko Dalić

Brasil
Alisson Becker; Danilo, Thiago Silva, Marquinhos e Éder Militão (Alex Sandro); Casemiro, Neymar Júnior e Lucas Paquetá (Fred); Vinícius Júnior (Rodrygo), Richarlison (Pedro) e Raphinha (Antony). Técnico: Tite.

Motivo: quartas de final da Copa do Mundo
Data: 09 de dezembro de 2022 (sexta-feira)
Local: Estádio Cidade da Educação
Arbitragem: Michael Oliver, auxiliado por Gary Beswick e Stuart Burt
Cartões: Brozovic, Petkovic (Croácia); Danilo, Casemiro, Marquinhos (Brasil)
Gols: Petkovic (Croácia); Neymar Júnior (Brasil)
Pênaltis: Vlasic,  Majer,  Modric e Orsic (Croácia); Casemiro e Pedro (Brasil)

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por