Em 10 das 14 edições da Série A por pontos corridos, com 20 clubes, vencedor do turno foi o campeão

Alexandre Simões
@oalexsimoes
28/09/2020 às 20:18.
Atualizado em 27/10/2021 às 04:39
 (Bruno Cantini/Agência Galo/Atlético)

(Bruno Cantini/Agência Galo/Atlético)

O time que terminou o turno na frente foi campeão em dez das 14 edições da Série A por pontos corridos com 20 clubes.

Este é mais um fator para integrar a lista do favoritismo atleticano, pois além de um grande desempenho nos jogos, com um futebol muito ofensivo, a tabela restante do time, para completar a primeira metade da competição, é muito favorável.Bruno Cantini/Agência Galo/AtléticoO Atlético, contando com um inspirado Keno nas últimas partidas, é líder isolado do Campeonato Brasileiro

O Galo é líder, com três pontos e duas vitórias a mais que o Internacional. E tem um jogo a menos em relação ao Colorado.

Sua partida contra o Athletico-PR, pela 6ª rodada, no Mineirão, foi adiada por causa da final do Estadual.

Isso provoca uma diferença de aproveitamento, pois o atleticano é de 72,7%, contra 58,3% do Inter, que é o segundo neste aspecto.

Tabela

Além da vantagem numérica, o Atlético tem até a última rodada do turno compromissos em que será apontado como favorito em todos eles, pela diferença técnica em relação aos adversários. E será mandante na maior parte. E, no Mineirão, o time de Sampaoli venceu as cinco partidas disputadas até agora.

No próximo domingo (4), o Galo recebe no Gigante da Pampulha o quinto colocado Vasco, mas a equipe carioca passa por um momento ruim na temporada e não vence há quatro jogos.

Ainda em Belo Horizonte, encara Goiás, Fluminense, Sport e Athletico-PR, em jogo sem data, pois o Furacão está na Libertadores e Copa do Brasil.

Serão duas idas ao Nordeste para jogar contra o nono colocado Fortaleza e o hoje lanterna Bahia. A terceira partida fora de casa será na última rodada, quando visita o Palmeiras, no Allianz Parque.

Entre os quatro times que terminaram o turno na frente, mas não foram campeões, está o Atlético, de 2012. Mas naquele ano, ele marcou apenas um ponto a mais que o Fluminense (43 a 42), que ficou com a taça. Nas últimas seis temporadas, em cinco, quem venceu o turno deu a volta olímpica.

É, sem dúvida, mais um ingrediente para a euforia atleticana, justificada pelo futebol apresentado pelos comandados de Sampaoli.

Números

A melhor campanha no turno da Série A do Campeonato Brasileiro foi feita pelo Corinthians, em 2017. O time comandado por Fábio Carille passou invicto pelas 19 partidas, com 14 vitórias e cinco empates. Foram 47 pontos conquistados em 57 possíveis, aproveitamento de 82,4%.

Dificilmente o Atlético baterá a marca corintiana, pois para isso teria de vencer os oito jogos que lhe restam, marcando 24 pontos, que somados aos 24 que já tem, totalizariam 48.

A segunda melhor marca foi alcançada pelo próprio Galo, em 2012, e pelo Cruzeiro, em 2014. Os dois chegaram aos 43 pontos, aproveitamento de 75,4%. Ambos alcançaram 13 vitórias, quatro empates e perderam apenas duas vezes.

Para superar esses 43 pontos, o Atlético precisa marcar 20 nos 24 que ainda disputa, o que significa seis vitórias e dois empates.

Independentemente da pontuação, o importante é o Galo segurar a ponta da classificação, pois a história mostra que terminar esta etapa na frente é sim meio caminho andado para a taça.CLIQUE PARA AMPLIAR

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por