Sem balançarem as redes, América e Patrocinense empataram em jogo válido pela 5ª Rodada do Campeonato Mineiro. O resultado, porém, foi o bastante para que a equipe de Belo Horizonte retomasse a liderança, conquistada na noite anterior pelo Atlético, após a vitória diante do Guarani. Com o empate, o Coelho chegou aos 11 pontos, um à frente do segundo colocado. O Patrocinense continua invicto em casa, e ocupa a quarta posição do Mineiro, com 9 pontos.

No primeiro tempo o América teve dificuldades para criar e levar perigo ao gol de Júlio César, graças a marcação fechada da equipe de Patrocínio. Tanto que a primeira boa chance do Coelho veio só aos 23 minutos, quando Viçosa arrematou para fora, após o desvio de Juninho em cobrança de falta de Marcelo Toscano. Mas a melhor chance da primeira etapa foi mesmo do Patrocinense, em uma cabeçada do atacante Otacílio Neto, substituto de Felipe Alves que sentiu logo no início do jogo. A jogada obrigou Fernando Leal a fazer uma grande defesa, impedindo que a equipe grená saísse na frente.

Se no primeiro tempo faltaram chances de gol, a postura das equipes mudou na segunda etapa. O Coelho levou perigo logo aos 4 minutos, após a arrancada de Felipe Azevedo e cruzamento na segunda trave, mas a defesa do Patrocinense estava atenta e afastou o perigo antes da chegada do atacante americano. Aos 6 minutos foi a vez da equipe de Patrocínio atacar com Galego, que depois de receber em profundidade tentou surpreender o goleiro Fernando Leal, que espalmou o arremate para a linha de fundo.

Mas o lance de destaque foi mesmo de Matheusinho que, aos 14 minutos, dominou no meio e chapelou dois jogadores, o gol não só não aconteceu porque ele foi desarmado na hora do chute. Após o quase belo gol do americano, as equipes seguiram no ataque e, aos 28 minutos, Galego perdeu uma grande chance depois de finalização para o alto. O América respondeu pouco tempo depois com o chute de Felipe Azevedo, defendido por Júlio César.

Mesmo com as tentativas dos atacantes de América e Patrocinense, Fernando Leal foi mesmo o nome do jogo. O goleiro do América, que já tinha feito uma grande defesa em uma das poucas chances do primeiro tempo, salvou o que seria o gol do Patrocinense depois de defender o chute de Galego, quase no final da partida, aos 42 do segundo tempo. 

O América volta a campo no próximo sábado (09), quando encara a URT no Independência, pela 6ª rodada do Campeonato Mineiro. Logo depois, na quarta-feira (13), a equipe faz sua estreia pela Copa do Brasil, encarando o São Raimundo em Roraima, pela primeira rodada do torneio nacional.

PATROCINENSE 0 X 0 AMÉRICA

DATA: 03 de fevereiro de 2019

LOCAL: Estádio Pedro Alves do Nascimento (Patrocínio)

MOTIVO: 5ª rodada do Campeonato Mineiro

ARBITRAGEM: Felipe Fernandes de Lima apita, auxiliado por Marcio Eustáquio Sousa Santiago e Samuel Henrique Soares Silva

CARTÃO AMARELO: Ian (Patrocinense)

PATROCINENSE: Júlio César; Kellyton, Diego Borges, Betão, Ian Barreto; Tony Gallego, Bruno Moreno, Davi e Dedê (Fernando); Felipe Alves (Otacílio Neto/Val Barreto) e Pavani. Técnico: Wellington Fajardo.

AMÉRICA: Fernando Leal; Leandro Silva, Diego Jussani, Paulão e João Paulo; Juninho, Zé Ricardo, Felipe Azevedo e Matheusinho; Marcelo Toscano e Júnior Viçosa (Jonatas Belusso). 
Técnico: Givanildo Oliveira