Neste sábado, diante da Colômbia (às 18h30), a Seleção Brasileira Sub-20 inicia a caminhada no Campeonato Sul-Americano da categoria, no qual já venceu o título por 11 vezes (maior vencedor). O torneio é um dos mais prestigiados por olheiros do futebol mundial. A dupla Atlético e Cruzeiro também pregará os olhos na competiçao a ser realizada no Chile. Na defesa do Brasil, um representante de cada: Emerson, lateral-direito, pelo Galo; e Gabriel Brazão, goleiro, pelo Cruzeiro.

Num exercício de "10 years challange", Galo e Raposa também comemoraram a conquista brasileira no Sul-Americano de 2009, afinal, ativos dos rivais foram valorizados naquela competição. Outros nomes que fizeram parte do elenco do técnico Rogério Lourenço passaram por Minas Gerais. Uns ainda aqui estão. É o caso do lateral-direito Patric, titular daquele time e, hoje, reserva de Emerson, seu sucessor na vaga, 10 anos depois.

"Emerson tem potencial enorme. Conversamos o básico, brincamos. Eu falei: 'Emerson, eu já fui campeão aí, hein'? Coincidência ou não, eu fui vendido pra Europa (Benfica-POR) logo depois de conquistar o Sul-Americano. Emerson deve seguir o mesmo passo, vai disputar um torneio de muita visibilidade pra Europa. O atleta indo bem, sem sombra de dúvida que vem alguém pra comprar no meio do ano. Falei o básico, pra ele continuar nessa evolução que teve no Atlético e alcançar o título", afirmou o camisa 29 alvinegro, ao Hoje em Dia.

Uma década atrás, Patric era um promissor lateral-direito do Criciúma. Na foto da comemoração do título, saiu carregando Douglas Costa nos ombros. O ponta-esquerda, revelação do Grêmio, é o mais bem sucedido daquela geração. Mas outros nomes não ficam atrás. Renan Ribeiro, prata da casa do Galo, era o titular do gol, no qual Rafael, reserva de Fábio, era o suplente. O alvinegro ainda tinha Renan Oliveira como representante, e a Raposa contava com Zé Eduardo - que era agenciado pelo mesmo empresário de Ibrahimovic e Popgba (Mino Raiola). 

Com poucas mudanças, time campeão em 2009 foi vice do Mundial

Com poucas mudanças, time campeão em 2009 foi vice do Mundial

Do outro lado da lateral, um desconhecido Everton do São Caetano fechava a defesa. Revelação do Corinthians, cedido para o time do ABC Paulista, hoje o jogador virou meia, fez história no Cruzeiro no bicampeonato brasileiro, quando já era conhecido como Éverton Ribeiro. O ataque tinha Walter, revelação do Inter, e Dentinho, hoje no Shakhtar. Quem municiava os dois era Giuliano, hoje no Mundo Árabe, e sondado pelo Cruzeiro nesta janela. Na proteção da zaga, o mineiro Sandro Ranieri, destaque do Inter, que foi pro Tottenham e hoje está no Genoa. 

"Passa um filme na nossa memória. Tenho muitas histórias, acontecimentos em 2009. Lembro que fomos campeões com duas rodadas de antecedência. Elenco com grandes atletas, Walter, Dentinho, Alan Kardec, Renan Ribeiro, Renan Oliveira, Rafa, goleiro do Cruzeiro, Douglas do Barcelona (hoje no Sivasspor), lateral. Everton Ribeiro, que joga de meia hoje e ainda era lateral. Muitos atletas de alto nível", recorda Patric.

CONTRAPONTO

Nem tudo foi sinônimo de sucesso no futebol para aquela geração de nascidos em 1989/1990. O meia-atacante Tales, que era recordista de convocações na CBF (times de base), era joia bruta do Internacional. Hoje, se aposentou do futebol e virou triatleta, competindo (e tendo bons resultados) em torneios profissionais. Dalton, zagueiro do Fluminense, joga no Bangu. Zé Eduardo, que foi pro Ajax, rodou na Europa e hoje se encontra na Suíça.

Naquele Sul-Americano, o Brasil ganhou de forma antecipada. No Uruguai, o representante que vingou foi Nicolas Lodeiro, com passagens por Botafogo, Corinthians, Boca e hoje nos EUA. A Argentina tinha os atacantes Jonathan Cristaldo (hoje no Racing, ex-Palmeiras) e Eduardo Salvio, destaque do Benfica. 

O elenco do Brasil Sub-20 em 2009.
​1 - Renan Ribeiro 
2 - Patric 
3 - Wellington Souza 
4 - Rafael Tolói 
5 - Sandro Ranieri
6 - Everton Ribeiro
7 - Giuliano 
8 - Douglas Costa 
9 - Walter 
10 - Renan Oliveira 
11 - Dentinho 
12 - Rafael 
13 - Leandro 
14 - Dalton 
15 - Douglas 
16 - Diogo 
17 - Zé Eduardo 
18 - Maylson 
19 - Tales 
20 - Alan Kardec