
As tradicionais “peneiras” do futebol ganharam um importante upgrade e passam a ter o auxilio da tecnologia em prol da descoberta de novos talentos. A empresa Wit Soccer desenvolveu um aplicativo que potencializará a análise de garotos e garotas que sonham ser atletas de futebol.
Por meio de uma avaliação completa e desenvolvida por aproximadamente 30 profissionais, jovens de 7 a 17 anos terão analisados características táticas, técnicas e físicas, e os que se destacarem podem ser encaminhados para grandes clubes do futebol nacional.
Para desenvolver o aplicativo, que em um projeto piloto avaliou 200 atletas, a empresa precisou de dois anos.
“A Wit Soccer é uma empresa de futebol que nasceu para facilitar o acesso dos atletas nos clubes de todo o Brasil. Já temos mais de uma década de trabalho levando jogadores para o mundo todo. E nesse tempo viemos buscando uma maneira de sermos mais assertivos na captação e envio dos atletas”, comenta o responsável pelo projeto, o empresário Taciano Pimenta em entrevista ao Hoje em Dia.
O App dispõe de uma plataforma que os atletas podem fazer testes virtuais e ganhar a gratuidade nas avaliações presenciais. Na próxima sexta-feira, no Complexo Esportivo da Puc Minas, no bairro Coração Eucarístico, região Noroeste de Belo Horizonte, acontecerá uma “peneira” com jogadores de diversas idades.
“Nós estamos preparados para analisar 400 atletas por dia. O App foi desenvolvido por executivos do futebol, mestres, doutores, e com essa estrutura pretendemos avaliar 20 mil atletas por ano e trabalhar com clubes de todas as divisões do futebol brasileiro. Pensamos, inclusive, nos primeiros anos, encaminhar esses dados compilados dos atletas avaliados até para clubes amadores, os que disputam torneios como a Copa Itatiaia, por exemplo. Até para que novos Brunos Henrique (atacante do Santos e que surgiu em 2012 na Copa Itatiaia) possam surgir”, comentou Pimenta
Recentemente, segundo dados da própria Wit Soccer, quatro atletas já foram encaminhados para clubes e Belo Horizonte. O garoto Thaylon de apenas 8 anos foi para o Cruzeiro, onde já obteve conquistas expressivas. Ele foi artilheiro da Copa IMEF na categoria sub-9; Outro garoto, Vitinho de 9 anos, também está no Cruzeiro e foi campeão da IMEF.
Na categoria sub-11, o pequeno Luiz Otávio foi encaminhado para o Cruzeiro e eleito atleta destaque do torneio IMEF.