Por muito pouco, o América não conseguiu sua primeira vitória fora de casa na noite deste domingo (11), em Campinas, contra a Ponte Preta.
O time americano sofreu um gol no fim do primeiro tempo, mas reagiu na segunda etapa e arrancou um empate da equipe paulista no Estádio Moisés Lucarelli. Depois do empate, criou chances para virar, mas não conseguiu o segundo gol.
O técnico Enderson Moreira, ficou dividido após o jogo. O treinador ficou satisfeito com o bom futebol apresentado no segundo tempo, mas lamentou novamente as chances não aproveitadas, que poderiam dar a vitória à equipe.
O comandante do Coelho destacou que, no intevalo, disse aos jogadores que a reação era extremamente necessária e ressaltou a qualidade do time adversário.
"Falei com os jogadores que a gente precisava reagir dentro da partida. Às vezes a gente toma um gol e não consegue reagir, não consegue acreditar que é possível. E hoje, por muito pouco, a gente não conseguiu uma virada fora de casa, contra um time que conseguiu grandes resultados, que está bem no campeonato. O Corinthians veio aqui e perdeu, eles conseguiram o empate fora contra Atlético na Copa do Brasil e, contra o Palmeiras, no Brasileiro. Então, a Ponte é uma equipe qualificada".
Leia mais
América reage, arranca empate contra Ponte Preta fora de casa e conquista um ponto no Brasileiro
"Fazer gol é difícil", diz Enderson Moreira sobre rendimento pífio do ataque americano na Série A
Em dia degustação no Independência, Raposa devora Coelho e salta na tabela do Brasileiro
Analisando o futebol apresentado pela equipe americana no segundo tempo, Moreira destacou a maior aplicação do time dentro de campo. Com o time mais competitivo, mais compacto e mais criativo, o treinador lamentou que a vitória não tivesse acontecido.
Por outro lado, o treinador ressaltou que o empate tem o seu valor, mesmo reforçando que o Coelho necessita de uma sequência de vitórias.
"Conseguimos no segundo tempo ter uma atitude mais competitiva, buscamos mais essa compactação, começamos a criar algumas oportunidades e a gente só lamenta porque o que nós precisamos são vitórias. É claro que o empate contribui de alguma forma, mas precisamos de uma sequência de vitórias", analisou.
Enderson completou dizendo que espera que a atuação do time no segundo tempo do jogo contra a Ponte Preta seja repetida em outros jogos durante os 90 minutos, para que o América consiga uma melhora no Brasileiro.
"Temos que ser uma equipe competitiva, uma equipe viva que vai buscar o resultado. Vai buscar essa disputa pela bola, encurtando a marcação, é isso que esperamos sempre. Espero que a gente possa, a partir dessa atuação no segundo tempo, conseguir fazer isso durante os 90 minutos, porque é assim que vamos buscar ou merecer o resultado".
Na estrada
Após enfrentar a Ponte Preta em Campinas, a delegação americana segue na estrada. O time americano não retorna para Belo Horizonte antes do próximo desafio do Coelho no Brasileirão será na quarta-feira (14), contra o Figueirense, no Estádio Orlando Scarpelli.
O América deixará Campinas no início da tarde desta segunda-feira (12) rumo à Florianópolis, aonde irá se preparar para o jogo contra o time catarinense.
Enderson Moreira sabe da dificuldade do duelo contra o Figueirense, mas espera que os jogadores se recuperem bem para que o time tenha uma preparação adequada para o jogo.
"O Figueirense é uma equipe qualificada, com bons jogadores, que a gente já conhece. Lá é sempre muito difícil de jogar, então eu espero que possamos primeiro recuperar bem, para que a gente estude bem o adversário. Buscar algumas alternativas, melhorar algumas questões que precisam ser melhoradas, para que possamos buscar uma vitória".
Enderson Moreira também aguarda definições sobre as condições de dois atletas do elenco: o meia Matheusinho e o atacante Nilson.
"Estamos avaliando a situação do Matheusinho e do Nilson, com uma chance maior do Matheusinho de poder participar do próximo jogo. Mas vamos decidir amanhã pela manhã para saber se temos condições de trazer outro atleta", finaliza.