Endurance 210 km abre temporada das corridas de resistência no Rbc Racing

Da Redação
28/02/2019 às 20:09.
Atualizado em 05/09/2021 às 16:46
 (RBC RACING)

(RBC RACING)

Com o grande sucesso das últimas edições de uma das disputas de resistência mais longas do país, o Kartódromo RBC Racing começou 2019 com mais um Endurance 210 km. A disputa de quatro horas aconteceu em 25 de janeiro, no 20 horas no complexo de Vespasiano.

Essa edição contou com 25 equipes, que contavam 2 a 5 pilotos, cada, divididas nas categorias Master, com pilotos mais experientes, e categoria Light, para iniciantes, definidos pela organização das equipes. 

Após as inscrições os representantes das equipes seguiram para o briefing, onde o regulamento foi repassado e os karts sorteados. Eles permaneceram com as equipes até a troca para o super kart, que poderia permanecer na corrida por no máximo 30 minutos a qualquer momento da prova, Isso proporcionou ao piloto a possibilidade de várias ultrapassagens e um momento decisivo da prova, pois se trata de um kart com a velocidade final superior aos modelos usados na maior parte da competição.

As paradas para essa troca estratégica, além do abastecimento de combustível e troca de pilotos, deveriam ser efetuadas no mínimo 5 vezes, com tempo mínimo de 4 minutos, cada, o que garantiu vantagem para as equipes que atentaram para o regulamento e o usaram a seu favor, com paradas minuciosamente cronometradas.

O sorteio também definiu a posição de largada das equipes, pois os karts já estavam posicionados para a largada que tradicionalmente foi no estilo Le Mans, em que os carros ficam enfileirados e o piloto que irá iniciar a prova fica de frente para seu kart, na outra extremidade da pista. Após a bandeirada, corre até ele para iniciar a disputa.

Após a emocionante largada e as primeiras ultrapassagens conseguimos identificar os líderes da prova, o que não se tornou mais possível após a primeira meia hora de corrida, quando iniciaram as paradas obrigatórias.

Depois de duas horas entrou à frente do líder o Pace Kart, um kart diferenciado que permanece em baixa velocidade por algumas voltas, agrupando os pilotos. Após a sua saída os pilotos voltam a acelerar como em uma relargada.

Os melhores

Ao final das quatro horas haviam equipes que apesar da boa posição ainda não haviam realizado todas as paradas, o que resultou em algumas desclassificações.

Na Master, a equipe EVO ficou com os três primeiros lugares. No quarto e quinto lugar, os karts da equipe Fanáticos.
Já na Categoria Light, a equipe Tecnokart foi a campeã e ocupou também a quarta posição. A segunda ficou com a equipe Speed Kart, à frente da Equipe São Cristóvão. No quinto lugar a equipe do professor de pilotagem Gui Figueiredo.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por