Enduro da Independência começa desafiando as trilhas altas da Mantiqueira

Rodrigo Gini
Hoje em Dia - Belo Horizonte
04/09/2018 às 20:52.
Atualizado em 10/11/2021 às 02:17
 (Janjão Santiago/divulgação)

(Janjão Santiago/divulgação)

Já se vão 36 anos desde que uma modalidade do motociclismo fora de estrada criada em Minas e que ganhou o Brasil (o enduro de regularidade) passou a ter uma prova de referência. Desde a primeira edição, a ideia era homenagear a data em que o Brasil se libertou do domínio português, de preferência, usando trechos percorridos por D.Pedro II em suas andanças no Século XIX.

De hoje a sábado, 300 pilotos de todo o país encaram mais um Enduro da Independência que, embora não conte pontos por nenhum campeonato, dá aos vencedores status igual ou superior ao de campeão brasileiro.

A região escolhida para o desafio deste ano são as Terras Altas da Mantiqueira, sinônimo de trilhas com mudanças constantes de altitude e baixas temperaturas especialmente no começo das manhãs.

Lavras é ponto de partida e término do percurso de hoje, com neutralizado em Itumirim. Amanhã, a caravana segue em direção a Lambari, passando por São Tomé das Letras. Na sexta, a largada da estação termal leva os competidores a Itajubá, que será palco da movimentação no sábado – os últimos quilômetros levarão os pilotos a Piranguçu e de volta à cidade. No total, mais de 20 horas sobre a moto, com trihas sob mata fechada, travessias de riachos, trechos técnicos, com muitas pedras e a promessa do frio.

Na categoria Master, a principal da disputa, não faltam candidatos ao degrau mais alto do pódio, começando pelo capixaba Jomar Grecco que, este ano, a bordo de uma Yamaha, busca se tornar o primeiro pentacampeão da prova. Outro que aparece com força para brigar pelo título é o paranaense Emerson Loth, o “Bombadinho”, vencedor em 2014, quando a prova terminou justamente no estado do rival.

Se a hegemonia mineira na categoria completa seis anos de jejum, os pilotos da região aparecem como grandes apostas. Mal conquistou pela primeira vez o Rally dos Sertões, o lavrense Tunico Maciel troca a velocidade pela regularidade em busca de novo feito – do mesmo modo, o conterrâneo Dário Júlio, tetra na Master, acelera por mais uma conquista na Over 40.

Zanol
O principal personagem do Independência 2018, no entanto, não compete por resultados. Recuperado do gravíssimo acidente sofrido há cinco anos quando se preparava para o Rali Dakar, o multicampeão Felipe Zanol, hoje chefe da equipe que leva seu nome, volta a pilotar para fazer o percurso como embaixador da prova.

 RÁPIDAS

RAFA MATOS DEFENDE LIDERANÇA DA

TRANS-AM NO LENDÁRIO WATKINS GLEN

Palco até mesmo da Fórmula 1 nos anos 1970, o circuito de Watkins Glen, próximo a Nova York, recebe sábado a oitava etapa da Trans-Am Series, um dos principais campeonatos para carros de turismo dos EUA. Com o Chevrolet Camaro da equipe Coleman Motorsports/3D Dimensional, o mineiro Rafa Matos lidera a categoria TA2, a mais competitiva da disputa e busca voltar ao alto do pódio, para se aproximar ainda mais do que será um título inédito para o automobilismo brasileiro. O piloto de Belo Horizonte soma quatro vitórias, um segundo e um quinto lugar, justamente o resultado da corrida mais recente, em Road America, quando lutava pela liderança e acabou fechado na última relargada.

MINEIRO DE AUTOMOBILISMO COMEÇA

NO FIM DE SEMANA EM CURVELO

Feriado de velocidade no Circuito dos Cristais, com a primeira das quatro etapas do Mineiro de Automobilismo. Nesta prova inicial, aceleram as máquinas das categorias Marcas e Pilotos 1.4 e 1.6, com nomes como Gustavo Mascarenhas, os irmãos Wanderson e Leandro Freitas, Eduardo Campos, Huéber Cimini, João Neto e Wilton Pena, entre outros. A exemplo do que ocorre com as motos, um trackday permitirá a quem tem um modelo de rua acelerar com segurança. A expectativa da organização é de que a partir da segunda etapa, em outubro, os monopostos da Fórmula Open Minas se juntem ao programa do evento.

GRIDS CHEIOS E BONS PEGAS NA PROVA

DE ABERTURA DA TAÇA MINAS DE KART

Os melhores pilotos do estado e vários kartistas de todo o país, já pensando na preparação para a Copa Brasil, em outubro, movimentaram a etapa de abertura da Taça Minas Gerais de Kart, no RBC Racing, em Vespasiano. Luca Neuenschwander foi o melhor nas duas corridas da Cadete, a exemplo de Gabriel Reis, na Mirim e Lucas Staico, na Júnior Menor. A Super Sprinter (que reúne os filiados na Júnior, Graduados, Sênior A e B e Novatos) teve vitórias de Rodrigo Silva e Ayrton Gil, enquanto André Novaes e Luiz Armani foram ao alto do pódio na F-400. Quim Marques e Helena Melo fizeram bonito na F-4 Júnior e Cacau Nunes conquistou a vitória na Super Indoor.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por