'Envergonhada', federação croata pede desculpas por suástica em gramado

Estadao Conteudo
13/06/2015 às 13:21.
Atualizado em 17/11/2021 às 00:28
 (Reprodução )

(Reprodução )

A Federação Croata de Futebol fez um pedido de desculpas público neste sábado (13) pelo desenho de uma suástica que foi identificada no gramado do Poljud Stadium, na cidade de Split, durante a partida contra a Itália, na sexta-feira, em rodada das Eliminatórias da Eurocopa de 2016. "Envergonhada", a entidade afirmou que vai acionar judicialmente o responsável pelo desenho.

"Nós pedimos desculpas a todos os telespectadores, aos nossos convidados da Itália e aos jogadores das duas seleções pelo símbolo nazista que apareceu no gramado do Poljud Stadium", declarou Tomislav Pacak, diretor de comunicação da federação croata.

O símbolo nazista pôde ser identificado em uma das laterais do campo no jogo desta sexta, mais próximo das câmeras de televisão. Não estava certo se a marca havia sido formada pelo corte da grama ou pintada, mas o fato é que estava visível no canto direito do lado para o qual a Itália atacava no primeiro tempo. Durante o intervalo, funcionários tentaram apagá-la, sem sucesso.

De acordo com a federação croata, a marca se deve à utilização de um produto químico no gramado. "Tecnicamente falando, foi causado por um agente químico usado entre 24 e 48 horas antes da partida. No intervalo, tentamos remediar a situação com o melhor de nossos esforços, dado o curto tempo que tínhamos", afirmou Pacak.

Para o porta-voz da entidade croata, a marca no gramado foi ato de sabotagem. "Foi obviamente um ato de sabotagem e um ato criminoso. Condenamos isso e já pedimos à polícia e às autoridades judiciais para procurar o responsável por este ato que envergonha não apenas o futebol croata como todo o país", declarou.

O episódio ganhou contornos ainda mais polêmicos porque a Croácia atuou com portões fechados em Split nesta sexta justamente pelo comportamento racista de sua torcida na primeira partida contra a Itália. Em novembro, torcedores croatas entoaram cânticos preconceituosos e lançaram fogos de artifícios para o campo do estádio San Siro. Como resultado, a partida foi paralisada por cinco minutos e a seleção, posteriormente, punida.

Em razão da marca nazista no gramado, nova punição deve recair sobre o time croata. "Notificamos o incidente imediatamente à Uefa", disse o diretor de comunicação da federação croata, já prevendo uma dura sanção nas próximas semanas.
http://www.estadao.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por