Copa do Mundo

Equatorianos protestam contra proibição de venda de bebidas: 'queremos cerveja'

Raíssa Oliveira
raoliveira@hojeemdia.com.br
20/11/2022 às 15:28.
Atualizado em 20/11/2022 às 15:33

A venda de cervejas segue sendo a principal polêmica da Copa do Mundo no Catar. Neste domingo (20), durante o intervalo da partida entre o time anfitrião e a seleção do Equador, jogo que marca a abertura do mundial, torcedores do time sul-americano se manifestaram contra a organização do torneio que proibiu a venda da bebida com álcool nos arredores dos estádios. O grito de 'queremos cerveja' foi entoado nas arquibancadas. 

A decisão polêmica foi anunciada na última sexta-feira (18), quando o governo do Catar voltou atrás e proibiu a venda de bebidas alcoólicas no entorno dos estádios. A informação contraria decisão divulgada pela Fifa e pelo comitê organizador no início da semana, de que haveria venda de cerveja no entorno dos estádios.

Conforme o governo local, o consumo de bebida alcoólica será limitado à área conhecida como Fan Festival, entre 19h e 1h. Nos estádios, álcool só em camarotes.

Entre os torcedores, a notícia repercutiu mal e o Catar foi alvo de críticas de turistas de diversos países. Diante da polêmica, a cervejeira Budweiser, que tem contrato de exclusividade para comercialização de bebidas no Mundial, anunciou que vai dar o estoque que está no país do Oriente Médio para a nação que vencer o torneio da Fifa.

Preço 'salgado'

Além da restrição do consumo, os torcedores que prestigiam a Copa do Mundo no Catar ainda terão que desembolsar pouco mais de 14 dólares (cerca de 75 reais) por uma cerveja no torneio. O valor é considerado o mais caro já cobrado durante a competição. 

Também haverá um limite de quatro bebidas por pedido, em meio a temores de que alguns torcedores possam beber demais. Isso porque, o álcool é geralmente restrito no Catar, um país muçulmano conservador.

Correspondente do Hoje em Dia no Catar, o jornalista Chico Maia esteve em um dos locais de venda oficial de cerveja e confirmou o alto preço cobrado por um copo da bebida. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por