Equipe mineira Get Eagles é uma das três do Brasil em competição no México

Gláucio Castro - Hoje em Dia
30/01/2016 às 09:40.
Atualizado em 16/11/2021 às 01:14
 (FLAVIO TAVARES)

(FLAVIO TAVARES)

Um gostava de vôlei, o outro de futebol. Havia também uma turma que preferia pedalar. Mas foi com o futebol americano que eles se identificaram.

Pouco mais de um ano após a fundação, o Get Eagles alça o voo mais alto. Na próxima segunda-feira, eles entram em campo em Huixquillucan, no México, para a disputa da II Copa América de Futebol Americano.

Será a única equipe do Estado naquela que é considerada a ‘Libertadores de Futebol Americano’. Na primeira edição, realizada no ano passado, no Peru, o Corinthians levantou a taça.

Além da equipe de Belo Horizonte, que treina no clube Lareira, na Região da Pampulha, o Ipanema White Sharks e o Botafogo Challengers são os outros representantes do país na competição, que terá também times do México, Colômbia, Peru, Chile e um clube convidado da Romênia.

O esporte vem ganhando novos adeptos no Brasil a cada dia – pesquisa de 2015 aponta 3,3 milhões de fãs, número três vezes maior que o registrado em levantamento de 2013 – e conta atualmente com seis equipes no modelo Full-Pads (Equipamento completo) só em Minas Gerais.

Com o avanço, em março voltará a acontecer o Campeonato Mineiro da modalidade, evento que não acontecia desde 2012. O próximo passo é tentar aumentar as cotas de patrocínio, ainda irrisórias.

“A nossa expectativa com esta participação internacional é melhorar a nossa visibilidade e incentivar patrocinadores. Na verdade, não só para o Get Eagles, mas sim para o esporte de uma maneira geral. Hoje já tem muita gente querendo patrocinar porque o público está crescendo, mas ainda não é o suficiente”, explica Rafael Souza, de 27 anos, um dos integrantes do time.

Ações em BH

Para pagar as despesas com a viagem ao México, os integrantes do Get Eagles contaram com ajuda de uma igreja evangélica de Belo Horizonte à qual são ligados, além de promover ações pela cidade.

Em várias oportunidades, os integrantes da equipe foram paramentados para um ponto turístico da capital mineira em busca de apoio financeiro da população. Eles também venderam muitos produtos com a marca do time.

“O resultado foi muito legal. As pessoas nos apoiaram bastante. Todo mundo parava a gente na rua para perguntar. Vamos conquistando nosso espaço aos poucos”, diz Rafael.

O Get Eagles é o segundo time da capital – o Minas Locomotiva é o pioneiro. “As duas equipes trabalham para fortalecer o futebol americano no Estado. Os dois têm representantes como diretores da Federação Brasileira de Futebol Americano e estão reativando o futebol americano, com outras equipes do interior”, explica Eddie Aragão.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por