Especialista explica diferença de mentalidade de brasileiros e americanos no licenciamento esportivo

Vinícius Las Casas - Hoje em Dia
24/03/2013 às 17:48.
Atualizado em 21/11/2021 às 02:13
 (Aldo Azevedo)

(Aldo Azevedo)

Um dos principais tópicos no congresso de marketing esportivo da Intersports Brazil Hall foi o licenciamento esportivo. Com experiência de mercado nos Estados Unidos, Michael Manhardt, da Bambams LLC, explicou como se desenvolve as tarefas de vender produtos de clubes na América do Norte. Fortes em ligas como a Nascar, de automobilismo, e NBA, de basquete, os especialistas explicam que a cultura capitalista americana torna mais fácil a viabilização de diferentes esportes.

Em um comparativo com o Brasil, Manhardt explicou que tem que mudar a mentalidade para inserir outras modalidades esportivas no gosto do torcedor brasileiro. O futebol já tem um mercado muito consolidado, a questão é conseguir espaço para outras marcas. Para isso, tem que se abrir a mentalidade e evitar pensar apenas no faturamento unilateral, mas criar boas condições de trabalho e lucro para todas partes envolvidas.

“Nos EUA, é tudo uma questão de dinheiro. Aqui no Brasil, é preciso uma mudança de mentalidade para que aumente o faturamento com todos os esportes, não apenas o futebol. E, para isso, não podemos pensar que tudo é ganhar, ganhar e ganhar. É preciso interagir com o torcedor e dar a eles uma forma de exibir marcas de patrocinadores, do próprio clube, enfim. Uma propaganda espontânea é muito mais rentável do que um comercial pago”, afirmou o americano.

Culturalmente, o comportamento do torcedor foi discutido. A visão dos americanos sobre a forma de torcer do brasileiro foi exposta. A violência em decorrência dos esportes foi comparada por Manhardt.

“Vivemos em culturas muito diferentes (Brasil e EUA). De lá, nós olhamos para o Brasil como um país de pessoas divertidas, gentis, meio doidas e que gostam muito de esportes. Aqui, quando o time perde, as pessoas ficam doidas. Lá é o contrário. Quando o time ganha, as pessoas vão para a rua arrumar confusão, jogar pedras nas janelas”, comentou durante palestra no congresso.

Outros palestrantes renomados

No Intersports Brazil Hall, além da dupla de americanos da Bambams LLC, também marcaram presença Giuliano Giorgetti, diretor de web e novas mídias do Milan, Amir Somoggi, consultor de marketing e gestão esportiva, Esteve Calzada, assessor especial de expansão internacional do Manchester City, Mário Andrada, Diretor de Comunicação e Mercados Emergentes da Nike para as Américas, entre outros.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por