Esporte em Pauta: Cruzeiro forma base para 2013

Vinícius Las Casas - Do Portal HD
18/10/2012 às 10:10.
Atualizado em 21/11/2021 às 17:20
 (Fernando Calzzani/Estadão Conteúdo)

(Fernando Calzzani/Estadão Conteúdo)

Esporte em Pauta desta quinta-feira (18) vai retratar a boa fase do Cruzeiro após a ascensão de Martinuccio, um bom sinal para o próximo ano. Afinal, todo time campeão demora tempo para ser construído e, com as peças do atual elenco da Raposa, o "primeiro tijolo desta obra" já pode ter sido colocado.

A inconstância atleticana fora de Belo Horizonte também será analisada, o time não consegue os três pontos fora do Independência desde o dia 21 de julho, quando goleou o Sport na Ilha do Retiro. Se o sonho do título ainda permanece na mente alvinegra, esse problema terá que ser urgentemente corrigido.

Por fim, as Rapidinhas vão tratar de Neymar, seleção brasileira e os playoffs do beisebol.

Cruzeiro encontrando as peças para 2013?

Imagine um trio ofensivo com Martinuccio, Montillo e Borges - recuperado e sem os problemas de contusão que o assombraram nesta temporada. Anselmo Ramon, Wellington Paulista, Tinga, Souza são opções para o banco de reservas. Além destes nomes, a equipe conta com Ceará, Alex Silva, Fábio... Parece bom, não?! O Cruzeiro vai formando, aos trancos e barrancos, a base do time do próximo ano.

O quão é importante esse tipo de situação é explicitado com os seguintes exemplos. Cruzeiro de 2003 foi iniciado em 2002, em um time que fez campanha mediana. São Paulo tricampeão brasileiro começou em 2004, com Cuca montando uma equipe que dominou em 2005, 2006 e 2007, mesmo sendo comandado por Muricy Ramalho. O próprio Fluminense, atual líder do Brasileirão e vencedor do título em 2010, teve início em 2009, quando a fuga épica do rebaixamento revelou peças que hoje brilham pelo clube, como Digão e Fred, além de outros que já deixaram o time. Outro exemplo de sucesso é o Atlético, que teve sua base de 2011 reforçada, sobretudo com as chegadas de Ronaldinho Gaúcho, Victor e Jô.

Ou seja, apesar da inconstância atual, reforços pontuais podem transformar a Raposa em um dos fortes times do Brasil no próximo ano, com briga pelos títulos que disputar.

Atlético segue irregular fora de casa

 

 

 

Nos seis primeiros jogos longe de Belo Horizonte o Galo somou cinco vitórias em seis partidas, perdendo apenas para o São Paulo. este desempenho fenomenal como visitante alçou o Atlético ao topo do Brasileirão, mas ele não se manteve... Nos nove jogos seguinte foram três derrotas e seis empates. Um aproveitamento de apenas 22,2% fora do Independência.

 

O desempenho ruim como visitante é ofuscado pelos resultados como mandante, mas a diferença entre Atlético e Fluminense, vice e líder do Brasileirão, tem sido os resultados fora de casa. O time carioca soma 34 pontos longe do Engenhão, enquanto o Galo tem apenas 21.

Contudo, os problemas de enfrentar a torcida adversária têm que ser rapidamente sanados, se o título ainda permanece na pauta atleticana. O Galo encara Coritiba, Vasco e Botafogo fora de casa, clubes que se destacam atuando como mandantes. Afinal, o desempenho nas últimas rodadas terá que beirar os 100% de aproveitamento para o troféu do Brasileirão ficar em Belo Horizonte.

Porque tantas lesões no América?

 

 

 

O ano do América e o sonho do acesso foram devastados, entre outras coisas, pelas lesões. Será que existe alguma explicação lógica para essa enxurrada de contusões no Coelho? A última foi o atacante Alessandro, que deixou o duelo com o Guaratinguetá, na terça-feira, sentindo um problema no joelho. Ponto para ser averiguado com o departamento médico do clube.

 

Rapidinhas

* A diferença entre Neymar e os demais jogadores que atuam no Brasileirão é gritante. O jogador sobra em campo, mesmo após enfrentar o Japão na segunda e encarar um longa viagem de volta. Cansaço não parece estar no dicionário do garoto.

* Seleção brasileira venceu outra partida de forma avassaladora. Parece que o time tem se encontrado em campo e a formação é a ideal. Mesmo que a defesa japonesa não seja um dos testes mais duros, tem que se louvar o bom momento que vive a equipe de Mano Menezes.

* Os playoffs do beisebol são um dos eventos mais emocionantes entre todos os esportes. Cada reviravolta que acontece nesta modalidade. Se você não entende o beisebol, a fase final dele, pela emoção que envolve cada partida, além dos dramas individuais, é um ótimo momento para aprender um pouco mais sobre o esporte.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por