Esporte em Pauta: Faltam títulos em Minas, sobram ironias

Vinícius Las Casas - Do Hoje em Dia
05/11/2012 às 09:58.
Atualizado em 21/11/2021 às 17:53
 (Editoria de Arte)

(Editoria de Arte)

Zuações, brincadeiras, ironias. Atleticanos e cruzeirenses (algumas vezes até americanos) aproveitam o insucesso alheio para tripudiar dos rivais. Mas, até que ponto, este tipo de situação está atrasando o fortalecimento do futebol mineiro?

O Esporte em Pauta vai tentar abordar este assunto e fugir da análise tradicional

Faltam títulos em Minas; sobram ironias

Desde 2003, ano após ano Cruzeiro e Atlético não conseguem títulos de renome no cenário nacional e internacional. No período, as duas equipes até conseguiram chegar nas cabeças, disputar troféus, mas não conseguem levantá-los.

Aliado a estes insucessos, aparecem as zuações dos torcedores, que mais comemoram o fracasso do rival do que a boa fase do seu time. Foguetes, festas com a camisa de outros clubes, buzinaços e até mesmo uma bandeira argentina adaptada às cores do seu clube. Ficar na esfera do torcedor é até compreensível, mas quando chega às vozes e ações de dirigentes

Ou seja, este tipo de comportamento é realizado por quem deveria ser responsável por gerir racionalmente o clube e, porquê não, deveria trabalhar para o crescimento do futebol mineiro. A briga de egos é uma picuinha ridícula.

Enquanto os mineiros se digladiam, vemos paulistas e cariocas dominarem o Campeonato Brasileiro. Desde 2003, são dois títulos de times do Rio de Janeiro e seis de equipes de São Paulo. Este ano, o Fluminense, carioca, se encaminha para mais uma conquista.

Na Copa do Brasil, novo domínio paulista: cinco títulos desde 2003. Os cariocas têm três troféus. E Pernambuco aparece com um título.

Na Libertadores, maior torneio do continente, São Paulo também está nas cabeças. Os paulistas, com três títulos, lideram novamente. Os gaúchos, com duas conquistas do Internacional, aparecem na segunda colocação.

O que estes dados mostram é que os mineiros viraram meros coadjuvantes no cenário nacional e continental. Faltam ações para fortalecimento do futebol no estado e, sobretudo, conquistas para elevar Minas às cabeças. Então, talvez seria interessante menos conversas e mais trabalho.

Rapidinhas

* Marcelo Oliveira pode pintar no comando celeste. Será que a história atleticana do treinador vai atrapalhar seu relacionamento com a torcida?

* O Lakers iniciou com três derrotas na NBA e o imediatismo tomou conta da imprensa americana. A principal solicitação era a demissão de Mike Brown, treinador da equipe. Doomingo, o time passeou sobre o Detroit Pistons e o complexo esquema ofensivo parece começar a se encaixar.

* A gente sabe que é comum a troca de camisas no futebol. Mas como foi impensada a atitude de André Santos de solicitar a vestimenta de Van Persie, que trocou o Arsenal pelo Manchester United. Deixa para fazer isso no vestiário.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por