Estádio do Melão, em Varginha, está pronto para receber decisão estadual

Guyanne Araújo e Henrique André - Hoje em Dia
23/04/2015 às 07:19.
Atualizado em 16/11/2021 às 23:44

Após as tentativas frustradas da Caldense de exercer o mando de campo no jogo da volta da decisão do Campeonato Mineiro em Poços de Caldas ou Belo Horizonte, a decisão do Estadual deverá ocorrer em um local inédito. Pela primeira vez na história, o palco da final, ao que tudo indica, será o estádio Dilzon Melo, o Melão, em Varginha, Sul de Minas, com capacidade para 14,9 mil espectadores.

Como não obteve a liberação do Corpo de Bombeiros para atuar em seu estádio, o Ronaldo Junqueira (Ronaldão) – a vistoria da corporação ocorreu no dia 13 de abril e o veto foi respaldada pelas normas da Instrução Técnica (IT37) –, a diretoria da Veterana solicitou à Federação Mineira de Futebol (FMF) disputar as duas partidas da final no Mineirão.

Segundo o presidente da FMF, Castellar Neto, porém, o Regulamento Geral de Competições da CBF impede que o jogo da volta seja disputado no Gigante da Pampulha. “Fizemos uma consulta à CBF e o regulamento classifica como inversão de mando de campo o interesse da Caldense em atuar na capital”, justifica Castellar.

Para o mandatário, o ideal seria que a segunda partida da decisão fosse disputada em Poços, beneficiando a torcida da Caldense e da torcida do Sul de Minas em geral, mas que apenas cumpre regulamento.

Com capacidade para 7,6 mil pessoas, o Ronaldão não se encaixa no regulamento do Estadual, que exige capacidade mínima de 10 mil pessoas para a final. Para manter o confronto em Poços de Caldas, o clube precisaria providenciar a ampliação das arquibancadas de modo permanente, o que seria inviável, devido ao curto espaço de tempo para as obras. Outra alternativa seria buscar uma solução pela via judicial.

Estádio com história

Escolhido pela Veterana como segunda opção de “casa”, antes mesmo do Estadual começar, o Melão já recebeu, inclusive, a Seleção Brasileira. Em 1991, o time canarinho realizou o primeiro jogo preparatório para a Copa do Mundo de 1994 justamente em Varginha.

Naquela ocasião, os comandados de Carlos Alberto Parreira – que posteriormente conquistariam o tetracampeonato mundial nos Estados Unidos – derrotaram a seleção da Iugoslávia por 3 a1.

A Secretaria de Esportes e Lazer de Varginha receberá nesta quinta-feira (23) a confirmação da realização da partida entre Caldense e Atlético no Melão.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por