EUA não descartam uso de drones e aliança com Irã no Iraque

Agência Estado
16/06/2014 às 10:39.
Atualizado em 18/11/2021 às 03:01

Os Estados Unidos estão considerando efetuar ataques com drones para conter a ofensiva lançada pelos jihadistas há uma semana no Iraque, onde nesta segunda-feira tentavam assumir o controle da cidade estratégica de Tal Afar, no noroeste do país.

A organização jihadista sunita Estado Islâmico no Iraque e no Levante (EIIL), apoiada por partidários do regime do presidente deposto Saddam Hussein, controla boa parte das cidades do centro e do norte do país, como Mossul, a segunda maior do Iraque.

Seu objetivo é criar um Estado islâmico em uma região na fronteira com a Síria. Com isso, os insurgentes tentavam tomar nesta segunda-feira o controle de Tal Afar, um enclave xiita no caminho para a fronteira síria e uma das poucas cidades não controladas pelos radicais islâmicos na província de Nínive.

Diante deste avanço que as forças de segurança iraquianas tentam deter, os Estados Unidos anunciaram que o presidente Barack Obama está fazendo "uma análise minuciosa de cada uma das opções a sua disposição", incluindo os ataques com drones (aviões não tripulados).

Os Estados Unidos, que se retiraram militarmente do Iraque em 2011, estão "profundamente ligados à integridade" territorial deste país, indicou o secretário de Estado americano, John Kerry.

Segundo Kerry, Washington está disposto a conversar com o Irã sobre a situação no Iraque. Os dois países participam em Viena das negociações sobre o programa nuclear iraniano retomadas nesta segunda-feira.

No entanto, o porta-voz do Pentágono, o contra-almirante John Kirby, ressaltou que os Estados Unidos não têm planos de consultar o Irã sobre uma eventual ação militar no Iraque, embora tenha deixado a porta aberta para discussões diplomáticas.

"Não há absolutamente intenção alguma, plano algum de coordenar ações militares entre Estados Unidos e Irã", disse Kirby.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por