Exclusivo: Com 'rotina militar', seleção feminina de vôlei se ajusta para alcançar tri-olímpico

Henrique André
hcarmo@hojeemdia.com.br
09/06/2016 às 17:49.
Atualizado em 16/11/2021 às 03:49
 (Conny Kurth/FIVB)

(Conny Kurth/FIVB)

Faltando 56 dias para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, a seleção feminina de vôlei ajusta os últimos ponteiros para chegar à terceira medalha de ouro de sua história. Nesta quinta-feira (9), as atletas comandadas pelo técnico tricampeão olímpico José Roberto Guimarães entraram em quadra, no Parque Olímpico, e iniciaram a última competição oficial antes do evento esportivo mais importante do mundo.

"A preocupação é exatamente com os Jogos. O Grand Prix vai servir só de preparação. Ele nos dará um parâmentro para sabermos comos estamos e também os adversários. Mas, graças a Deus, está tudo fluindo perfeitamente até agora", relatou Zé Roberto ao Hoje em Dia.

Em relação ao time que pisará em quadra na Olimpíada, o treinador destaca que "ajustar" o sistema defensivo é a prioridade durante os treinamentos, todos realizados na Arena Carioca 1, dentro do Parque Olímpico.

"Estamos dando enfoque, principalmente, nas partes física e tática. O nosso maior calcanhar de aquiles sempre foi o sistema defensivo, que é aonde temos que treinar muito para aferir e ajustar o sincronismo do time", disse Guimarães.

Durante esta semana, a reportagem se hospedou no mesmo hotel da seleção. Em contato direto com atletas e comissão técnica, foi possível perceber a concentração de todos para os Jogos. Acordando às 6h30 e indo treinar às 8h30, as brasileiras deixam o cansaço para trás, em busca da tão sonhada medalha de ouro, em casa, e dão ao treinador a chamada "boa dor de cabeça" para montar a equipe. A distância entre o hotel e o Parque, ambos localizados na Barra da Tijuca, na região oeste, é de aproximadamente cinco quilômetros.

A curiosidade, é que as seleções da Itália e Japão também estão hospedadas no mesmo local. Durante manhã, tarde e noite, as adversárias se cruzaram no hall, no restaurante ou no elevador. O clima, bastante amistoso, mascara o nervosismo de todas elas para o início dos Jogos.

Jogadoras do sistema defensivo do Brasil:

Ponteiras:
Gabi
Jaqueline
Mari Paraíba
Natália
Fernanda Garay

Líbero:
Camila Brait

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por