Falta 1 dia: vitória sobre o Paysandu assegurou a Tríplice Coroa no maior ano da história

Alexandre Simões e Thiago Prata
@oalexsimoes e @ThiagoPrata7
Publicado em 30/12/2020 às 21:28.Atualizado em 27/10/2021 às 05:26.

A maior temporada da centenária história cruzeirense foi vivida em 2003, quando o grande time comandado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo e que teve o craque Alex como maestro dentro de campo conquistou a Tríplice Coroa, por ter vencido no mesmo ano o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil e a Série A do Campeonato Brasileiro, na sua primeira edição no sistema de pontos corridos.

A façanha foi completada em 30 de novembro, com o Brasileirão sendo conquistado de forma antecipada. O adversário foi o Paysandu, e mesmo que não tivesse vencido, a Raposa seria campeã, por causa da derrota de 3 a 0 do Santos para o Goiás, no Serra Dourada.

Mas a festa da China Azul, que lotou o Gigante da Pampulha, foi completa, apesar de não ter visto em ação o craque Alex, que cumpria suspensão.

Seu substituto, o veterano Zinho, honrou a camisa 10 e cobrando falta abriu o placar logo aos 7 minutos. O segundo gol só saiu aos 28 da etapa final, com Mota, uma das revelações daquele time.

Cruzeiro Paysandu 2003A Tríplice Coroa foi assegurada com vitória por 2 a 1 sobre o Paysandu, em 30 de novembro de 2003, no Mineirão. Com este resultado, o Cruzeiro garantiu o título da Série A do Campeonato Brasileiro

O Paysandu chegou a diminuir aos 45 da etapa final, mas neste momento o Mineirão era só festa. O Campeonato Brasileiro estava conquistado e a Tríplice Coroa assegurada.

A façanha de vencer Copa do Brasil e Brasileirão, na mesma temporada, segue sendo exclusividade do Cruzeiro.

A FICHA DO JOGO

CRUZEIRO 2
Gomes; Maurinho, Cris, Edu Dracena e Leandro; Maldonado, Augusto Recife (Felipe Melo), Wendel (Sandro) e Zinho; Aristizábal (Mota) e Márcio Nobre. Técnico: Vanderlei Luxemburgo

PAYSANDU 1
Carlos Germano; Lecheva (Borges Neto), Lima, Jorginho e Souza; Vanderson, Sandro, Vélber (Júnior Amorim) e Magnum; Aldrobani e Jóbson (Alexandre Pinho). Técnico: Ivo Wortmann

DATA: 30 de novembro de 2003
ESTÁDIO: Mineirão
CIDADE: Belo Horizonte
MOTIVO: 44ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
GOLS: Zinho, aos 7 minutos do primeiro tempo; Mota, aos 28, e Aldrovani, aos 45 minutos do segundo tempo
ARBITRAGEM: Héber Roberto Lopes, auxiliado por Roberto Braatz e Altemar Domingues, todos do Paraná
CARTÃO AMARELO: SANDRO (Paysandu)
PÚBLICO: 73.141 pagantes
RENDA: R$ 827.201,00

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por