Fator TN30: Thiago Neves já acumula 11 gols em duelos de mata-mata com a camisa do Cruzeiro

Cristiano Martins
csmartins@hojeemdia.com.br
11/10/2018 às 19:47.
Atualizado em 10/11/2021 às 02:55
 (Vinnicius Silva/Cruzeiro)

(Vinnicius Silva/Cruzeiro)

“Tem jogador que não sabe o que fazer com a bola na hora da decisão. Eu sei”. O gol da vitória por 1 a 0 sobre o Corinthians, no duelo de ida pela final da Copa do Brasil, foi o 11º marcado por Thiago Neves em partidas de mata-mata com a camisa do Cruzeiro, justificando mais uma vez a confiança demonstrada pelo meia na frase dita ao Hoje em Dia em maio deste ano.

Na época da entrevista, o jogador estava sendo contestado no clube. Chegou a amargar um jejum de 11 jogos consecutivos e até a ser vaiado por parte da torcida no Mineirão, em julho, mesmo sendo o artilheiro da Raposa na temporada.

Ter estrela é uma mistura de trabalho com talento. O futebol é assim. A bola cai para esses jogadores"Mano Menezes

Nesta reta final de ano, contudo, o camisa 30 voltou a corresponder em momentos importantes. Foram dele os gols que garantiram as classificações sobre o Flamengo, nas oitavas de final da Copa Libertadores (2 a 1 no placar agregado), e do Santos, nas quartas da competição nacional (empate em 2 a 2 no acumulado e triunfo na disputa de pênaltis).

Antes do período ruim vivido no meio do ano, Thiago já havia garantido o título do Campeonato Mineiro ao assegurar o necessário placar de 2 a 0 no clássico da volta contra o Atlético.

Na fase anterior do Estadual, ele também marcara os dois gols da vitória por 2 a 1 sobre o Tupi. Desta forma, acumula até o momento seis gols em 16 partidas de caráter eliminatório (jogo único ou ida e volta) disputadas na atual temporada.

“Ter ‘estrela’ é uma mistura de trabalho com talento. Tem gente que tem, que acorda cedo, trabalha muito, treina muito e, quanto mais faz isso, mais é premiado. O futebol é assim. A bola do jogo cai para esses jogadores”, elogiou o técnico Mano Menezes após os primeiros 90 minutos da final contra o Timão.

Histórico

Protagonista na caminhada do pentacampeonato do Cruzeiro na Copa do Brasil, em 2017, Thiago Neves tem números até superiores neste ano. Na temporada anterior, o jogador havia participado diretamente com cinco gols em 19 partidas de mata-mata.

Essa história começou na Copa Sul-Americana. O camisa 30 balançou as redes do Nacional-PAR tanto no jogo de ida quanto no da volta, mas viu a Raposa cair na disputa de pênaltis após o empate em 3 a 3 no placar agregado.

Depois, ele foi decisivo na classificação sobre o América, na semifinal do Campeonato Mineiro, e nas passagens por São Paulo e Palmeiras, na quarta fase e nas quartas de final da última edição da Copa do Brasil. 

Decisivo

Considerando também as disputas no sistema de pontos corridos e fases de classificação, Thiago Neves acumula ao todo 30 gols em 105 jogos pelo clube. 

Curiosamente, segundo levantamento realizado pelo site , em 22 dessas ocasiões (73%), a equipe celeste estava empatando ou perdendo por um gol de diferença.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por