Dono de uma medalha de ouro olímpica, o norte-coreano Kim Un-Guk está entre os sete casos de doping revelados nesta semana pela Federação Internacional de Levantamento de Peso. Todos esses atletas foram suspensos provisoriamente após testarem positivo no Mundial deste ano.

Kim Un-Guk testou positivo para a substância proibida letrozole, um hormônio utilizado como modulador metabólico. O seu resultado positivo foi anunciado juntamente com os de Valentin Hristov e Elkhan Aligulizada, ambos do Azerbaijão. Além disso, no início desta semana, a federação suspendeu outros quatro atletas. E a entidade ainda tem de concluir os testes das amostras coletadas durante a competição.

No Mundial de Levantamento de Peso, que foi realizado entre 20 e 28 de dezembro, em Houston, nos Estados Unidos, Kim Un-Guk terminou em segundo lugar na divisão até 62kg, à frente de Hristov, que testou positivo para o esteroide anabolizante nandrolona.

Kim Un-Guk foi campeão olímpico nos Jogos de Londres, em 2012. Além disso, ele possui dois títulos mundiais, conquistados em 2010 e 2014, e outras duas medalhas de prata em Mundiais, em 2011 e 2013.