Uma das mais tradicionais competições de base do Brasil, a Taça BH não vai acontecer no ano de 2019. Por motivo de falta de datas para sua realização, aquela que seria a 35ª edição do torneio foi cancelada pela Federação Mineira de Futebol.

Em ofício divulgado pela própria FMF, a instituição máxima do futebol mineiro explicou que a maior duração e importância que vem sendo dada aos Campeonatos Brasileiros e Copa do Brasil sub-17 tornaram inviável a realização da Taça BH.

Assim como em 2015, quando a federação alterou a idade máxima para os atletas participarem da competição de 20 para 17 anos, a FMF tinha a possibilidade de passar para 15 anos o teto de idade permitido para os atletas. No entanto, a entidade não entendeu como viável tal mudança, por motivos técnicos e operacionais.

Na parte final da nota oficial, assinada pelo presidente Adriano Guilherme de Aro Ferreira, a FMF se comprometeu a concentrar os esforços na realização dos campeonatos estaduais já existentes e criar os torneios sub-12 e sub-13.