Federação Mineira tem tripla dor de cabeça com o Estadual

Felipe Torres - Hoje em Dia
09/04/2013 às 08:25.
Atualizado em 21/11/2021 às 02:39

Três divisões, três problemas. A Federação Mineira de Futebol (FMF) tem tido muita dor de cabeça com o Campeonato Mineiro, nos últimos meses. Democrata-SL e Betim recorreram à Justiça Desportiva por conta de polêmicas nos regulamentos do Módulo II e da Segunda Divisão. No Módulo I, o horário simultâneo dos jogos de Atlético e Cruzeiro, no domingo passado, gerou discussão pelo previsível encontro das torcidas no trajeto aos estádios.

O Jacaré foi o primeiro a contestar a entidade, ainda no final de 2012, quando disputava a “Terceirona”. O time de Sete Lagoas venceu a queda de braço e conseguiu o acesso ao Módulo II via “tapetão”.

Como os duelos das semifinais, diante do Guaxupé, terminaram empatados, a FMF levou em consideração o número de cartões amarelos da fase e classificou a equipe do Sul de Minas. O Democrata não aceitou e alegou que o critério de desempate previsto apontava o número de vitórias. Sendo assim, o clube teria sete contra cinco do Guaxupé. O Jacaré ganhou a causa.

O Betim, já neste ano, entrou com recurso na Justiça requisitando a paralisação imediata do Módulo II. O imbróglio reside no artigo 7 do regulamento, que torna o confronto direto o segundo critério de desempate. Antes era o saldo de gols. O pedido será julgado.

A Federação garante que a modificação não feriu o Estatuto do Torcedor, e nenhum participante a vetou em dezembro, quando foi discutida e publicada. As alterações são sempre propostas e firmadas durante o Conselho Técnico dos Clubes.

Encontro de Rivais

A Polícia Militar precisou intervir para evitar confrontos de atleticanos e cruzeirenses, no domingo. Galo e Raposa pegaram Boa e América, no Independência e Mineirão, respectivamente, às 16h, pelo Estadual.

Os públicos, somados, superaram os 40 mil pagantes. Portanto, no deslocamento aos estádios, as torcidas se cruzaram e houve confusão. No Horto, por exemplo, 22 alvinegros, entre eles 12 menores, acabaram detidos e apreendidos com pedaços de pau e pedras, à espera dos rivais celestes.

A assessoria da FMF disse que a empresa detentora dos direitos de TV pediu que os duelos acontecessem no mesmo horário. Uma eventualidade, de acordo com a entidade, em decorrência do amistoso da Seleção Brasileira, no sábado anterior, na Bolívia.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por