Felipão estreia no Guangzhou duelando com o Shandong, de Cuca, pela liderança

Henrique André - Hoje em Dia
19/06/2015 às 07:38.
Atualizado em 17/11/2021 às 00:32
 (Cau Gomez)

(Cau Gomez)

“Jamais se desespere em meio às sombrias aflições de sua vida, pois das nuvens mais negras cai água límpida e fecunda”. Este provérbio chinês resume as carreiras dos técnicos Cuca e Luiz Felipe Scolari, que às 8h35 (de Brasília) desse sábado (20) se enfrentam no outro lado do mundo.

Buscando a liderança isolada do Campeonato Chinês, Cuca, que é devoto de Nossa Senhora Aparecida, e Felipão, de Nossa Senhora de Caravaggio, têm em comum momentos entre o céu e o inferno vividos no futebol.

Treinador do Shandong Luneng, Cuca, ao conquistar a Copa Libertadores com o Atlético, em 2013, se livrou do rótulo de azarado que o perseguia após campanhas no comando de bons times que ficaram no “quase".

Felipão, que estreará no Guangzhou Evergrande, teve como ápice da carreira a conquista da Copa do Mundo de 2002 com a Seleção Brasileira. O maior fracasso também foi numa Copa, e logo no Brasil, no ano passado, ao ser eliminado com a goleada por 7 a 1 para a Alemanha, no Mineirão.

Ambas com 26 pontos, Shandong e Guangzhou lideram a competição ao lado do Beijing Guoan, e vão se enfrentar pela 14ª rodada.

Armas tupiniquins

Cuca terá à disposição os brasileiros Aloísio e Júnior Urso, além do argentino Walter Montillo, ex-Cruzeiro. Diego Tardelli, uma das estrelas do time, disputa a Copa América com a Seleção.

No Guanghzou, o ex-cruzeirense Ricardo Goulart, um dos protagonistas do bicampeonato brasileiro em 2013/2014, e o meia Elkeson, ex-Botafogo, serão as principais peças de Felipão para estrear com o pé direito no Oriente. O atacante Alan e o volante Renê, completam o elenco tupiniquim do Evergrande.

Preparador físico auxiliar se torna braço direito de Scolari nos primeiros dias na China
 
Alex Fernandes tem a missão de deixar os recuperados de contusãop prontos para os treinos (Foto: Arquivo Pessoal)

Um baiano de 36 se tornou uma das pessoas mais solicitadas por Felipão na China. Alex Fernandes, um dos preparadores físicos do Guangzhou, apesar de não dominar o idioma, ajuda Scolari a conhecer melhor as peças do time que o gaúcho assumiu há menos de duas semanas. Levado para o Oriente pelo meia Elkeson, amigo desde os tempos de Vitória, Alex está encantado com a forma de trabalho que o treinador já implantou no clube chinês. “Ele (Felipão) sempre gosta de ouvir a todos antes de tomar uma decisão. Os treinos são dinâmicos e muito intensos”, ressalta o preparador físico. Ele está na China há dois anos e meio. Com a chegada Scolari, Alex ficou responsável por cuidar dos atletas que são liberados do departamento médico até que eles estejam fisicamente aptos a voltar aos treinos. 

 

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por