Ferrari FXX K ultrapassa os 1.000 cv e decola

Hoje em Dia
07/12/2014 às 08:59.
Atualizado em 18/11/2021 às 05:17
 (Ferrari/Divulgação)

(Ferrari/Divulgação)

Superar a marca dos 1.000 cv já deixou de ser tabu há muito tempo. Bugatti, Koenigsegg e tantas outras já oferecem automóveis com potência superlativa há muitos anos. Mas, quando de trata de Ferrari, nada passa despercebido. A casa de Maranello acaba de apresentar a interpretação infernal do poderoso LaFerrari, batizada de FXX K, com 1.050 cv combinados entre um gigantesco V12 e um motor elétrico.

Se o modelo base já era exclusivíssimo, o FXX K é a expressão mais soberba da marca do commendatore. O supercarro segue o mesmo conceito do FXX original, construído sobre a base do Enzo, inclusive adota soluções aerodinâmicas e visuais parecidas, como os aerofólios fracionados na traseira e faróis diminutos.

O que torna o feito da Ferrari inédito em relação ao Bugatti Veyron ou Koenigsegg CCR e suas variações é o fato de o esportivo utilizar alimentação aspirada, sem auxílio de turbocompressor. A combinação do V12 6.3 litros (otimizado para 860 cv) com a unidade elétrica de 190 cv permitiu o feito. Vale lembrar que o pico de potência do V12 é a altíssimos 9.000 rpm. Ou seja, esse cavalo hurra de maneira ensurdecedora.

O motor elétrico é alimentado pelo sistema de regeneração cinética (Kers) herdado dos monopostos da Fórmula 1, e a combinação de potência ocorre sob demanda ou de acordo com sistema de gerenciamento de desempenho, que oferece quatro programas. O torque do conjunto motor foi mantido em 92 mkgf para não sobrecarregar a transmissão e nem o diferencial eletrônico E-Diff.

Para ajudar os seletos compradores a domar o bichão, o FXX K recebeu auxílios como o controle de tração F1-Trac e assistência de rolagem de carroceria Racing SSC.

Por dentro, é um carro de corridas, sem mimos. O painel é cravejado com diversas chaves que controlam parâmetros variados do carro na pista e os bancos de competição oferecem proteção lateral para a cabeça, sendo que, no lado esquerdo, a almofada é fixada à porta para permitir a entrada do “piloto”, mesmo que a Ferrari garanta que não se trata de um carro de competição.

O preço? Certamente está muito além do que você imaginou!

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