
A FIFA apresentou nesta terça-feira (24) a bola oficial da Copa do Mundo Feminina, que leva o nome de Oceaunz e tem as mesmas tecnologias da pelota usada na Copa Masculina do ano passado, como o auxílio na detecção do impedimento automático.
O nome Oceaunz, tem na sua terminação AU e NZ, siglas de Austrálias e Nova Zelândia, países que vão sediar a Copa. Além disso, a bola apresenta detalhes em tons de azul e verde, com visuais que lembram as montanhas da Nova Zelândia e a conexão da Austrália com o Oceano Índico.
A bola possui uma tecnologia que foi testada e aprovada na Mundial do Catar, fornecendo dados precisos que são disponibilizados para os árbitros de vídeo, em tempo real. Entre eles, o auxílio no impedimento semi-automático, que indentifica se a bola saiu ou não, como por exemplo, na partida entre Japão x Espanha, em que o VAR foi acionado e validou o segundo gol japonês.
E também, se a bola tocou em um jogador, como no caso do gol de Portugal abaixo, que inicialmente foi creditado a Cristiano Ronaldo, mas o sensor implantado nela mostrou que ele não tocou da redondinha:
A Copa do Mundo Feminina acontece entre os dias 20 de julho e 20 de agosto deste ano. O Brasil está no Grupo F ao lado de França, Jamaica e o vencedor da repescagem que tem Panamá, Papua Nova Guiné, Paraguai e Taiwan.
Leia mais