Fifa diz que terrorismo não preocupa e ignora projeto de lei

Folhapress
16/02/2014 às 17:49.
Atualizado em 20/11/2021 às 16:03

MANAUS, AM - Enquanto o Congresso se apressa para debater um polêmico projeto para tipificar o crime de terrorismo no Brasil, a Fifa dá de ombros para a discussão e diz que não se preocupa com esse tipo de ameaça para a Copa-2014.

Ao ser questionado pela Folha de S.Paulo durante visita à arena de Manaus, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, demonstrou sequer saber do projeto, ao pedir ajuda para saber do que se tratava o projeto.

"Nunca tive a sensação que o Brasil fosse um país onde o terrorismo fosse uma preocupação real, onde houvesse medo do terrorismo que colocasse isso no topo da lista de preocupações", disse Valcke.

Para Valcke, a principal preocupação é com a segurança de torcedores, atletas e imprensa, e é isso que a Fifa vem discutindo com o governo." Segurança está na lista das preocupações. Na Fifa o que discutimos é o compromisso do governo para garantir a segurança. Não há que possamos falar sobre uma legislação nacional", completou.

Fan Fest

Após elogiar a estrutura da Arena da Amazônia, que apesar dos 97% de conclusão ainda não tem data para ser inaugurada, Valcke alfinetou Recife, que não vai realizar a "Fan Fest" para economizar dinheiro.

"Parabéns a Manaus, escolheu um lugar incrível para a fan fest. A fan fest é parte integrante da Copa do Mundo. Quem diz que a Copa pode acontecer sem fan fest se engana. Não estou citando nenhuma cidade em particular, talvez um pouquinho Recife", afirmou.

Para o dirigente da Fifa, é um "erro" não fazer a festa, destinada a torcedores sem ingresso para os jogos.

"Deveria ter uma Fan Fest, faz parte da copa. A Copa não é só para quem vai ao estádio ou vê pela TV. O Brasil é o lugar para se estar na Copa, muitos viajarão mesmo sem ingresso. Não ter Fan Fest é um erro", disse.

Valcke ainda rebateu críticas de que a Fan Fest seria uma maneira de potencializar o lucro da entidade durante a Copa. "A Fifa não faz dinheiro com fan fest. É para a cidade, não é uma maneira da Fifa fazer dinheiro".
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por