Fora de casa: Galo visita Defensor para quebrar jejum na Libertadores que vem desde 2013

Alexandre Simões
19/02/2019 às 19:36.
Atualizado em 05/09/2021 às 16:37
 (Editoria de Arte)

(Editoria de Arte)

O Atlético encara o Defensor Sporting, do Uruguai, nesta quarta-feira (20), às 21h30, no Estádio Luis Franzini, em Montevidéu, na partida de ida da terceira fase da Copa Libertadores, com um duplo desafio que será alcançado com uma vitória. Isso porque os três pontos deixarão o Galo muito próximo da fase de grupos e servirá para quebrar um longo jejum, pois como visitante não vence um jogo de mata-mata pelo torneio desde as oitavas de 2013, quando fez 2 a 1 no São Paulo, no Morumbi, na arrancada para a conquista do título.

Naquela campanha, nas fases seguintes, o empate diante do Tijuana, do México, nas quartas, ou mesmo as derrotas, ambas por 2 a 0, para Newell’s Old Boys, da Argentina, nas semifinais, e Olimpia, do Paraguai, na decisão, não foram barreiras para a conquista da taça.

Mas a partir de 2014, o desempenho ruim fora de casa nas fases de mata-mata da Libertadores vem atrapalhando a vida atleticana na competição. Nesta edição mesmo, o empate por 2 a 2 com o Danubio, na segunda fase, pode ser considerado um resultado ruim diante da disparidade técnica entre os dois times.

Entre 2014 e 2017, nas quatro edições seguintes ao título de 2013, o retrospecto do Atlético como visitante, em mata-matas de Libertadores, tem como ponto principal o baixo aproveitamento do ataque. Em cinco partidas apenas um gol foi marcado, por Lucas Pratto, numa derrota de 3 a 1 para o Internacional, no Beira-Rio, que decretou a eliminação alvinegra ainda nas oitavas de final.

PASTOR
Um ponto positivo que 2019 apresenta são os dois gols de Ricardo Oliveira diante do Danubio, na partida de ida da segunda fase, disputada no mesmo local do jogo de hoje. E o grande momento do seu camisa 9 aparece mesmo como maior aposta de Levir Culpi para a noite desta quarta.

Outro fator que não pode ser descartado é o péssimo desempenho do Defensor Sporting como mandante nesta briga pela fase de grupos da Copa Libertadores 2019.

O clube uruguaio participa desta etapa preliminar desde a primeira fase, quando perdeu por 3 a 2 para o Bolívar, da Bolívia, no Luis Franzini, mas se classificou por ter feito 4 a 2, na ida, em La Paz.

Na segunda fase, o Defensor Sporting perdeu a ida para o Barcelona de Guayaquil por 2 a 1, em Montevidéu, mas depois foi declarado vencedor por 3 a 0 pela Conmebol porque os equatorianos escalaram um jogador irregular na partida.

Na volta, a vitória por 1 a 0 do Barcelona, no Equador, foi insuficiente para ele alcançar a vaga. E fez com que o Defensor Sporting chegue à terceira fase da etapa preliminar da Libertadores com três derrotas, duas delas dentro de casa, e apenas uma vitória.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por