Futuro de Tite agita bastidores da Seleção e põe Cruzeiro na história, pois Mano pode ser substituto

Alexandre Simões
06/07/2019 às 18:10.
Atualizado em 05/09/2021 às 19:25
 (Vinnicius Silva/Cruzeiro)

(Vinnicius Silva/Cruzeiro)

A final da Copa América, neste domingo, às 17h, no Maracanã, entre Brasil e Peru, pode ser a última partida de Tite no comando da Seleção, pois são cada vez mais fortes os rumores de que ele deixará a equipe para trabalhar no futebol chinês. Mas a saída do treinador não encerrará a dinastia gaúcha a frente da equipe e o Cruzeiro pode fazer parte dessa história, pois Mano Menezes, atual bicampeão da Copa do Brasil com a Raposa, é um dos cotados para o cargo.

A outra opção é Renato Gaúcho, campeão da Copa do Brasil de 2016 e da Libertadores de 2017 com o Grêmio.

Dos últimos cinco treinadores da Seleção Brasileira, apenas Carlos Alberto Parreira, que ficou no cargo entre 2002 e 2006, não é gaúcho. Todos os outros – Luiz Felipe Scolari, Dunga, Mano Menezes e Tite – nasceram no Rio Grande do Sul.

Integrantes da comissão técnica de Mano Menezes já confidenciaram a amigos, isso há mais tempo, que o treinador estava na mira da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para voltar a comandar a Seleção, pois ele já dirigiu a equipe entre agosto de 2010 e dezembro de 2012, totalizando 33 partidas pela equipe principal.

Na sua entrevista coletiva da noite deste sábado (6), no Maracanã, Tite demonstrou irritação com o assunto, mas garantiu a permanência no cargo. 'É até 2022 o contrato que a gente mantém com a CBF”, afirmou o treinador ao ser questionado sobre uma possível saída.

Em matéria de 26 de junho, o site Chuteira FC informa a possível saída de Tite e garante que isso tem relação com a liberação, sem pagamento da multa de R$ 8 milhões, do gerente de seleções, Edu Gaspar, uma imposição do treinador para assumir o cargo há três anos.

Além de Gaspar, o auxiliar direto de Tite também está de saída da comissão técnica da Seleção. O ex-lateral Sylvinho vai treinar o Lyon, da França.

Na última sexta-feira, o colunista Juca Kfouri publicou em seu blog no UOL que a saída de Tite pode sim acontecer. E reforça que Renato Gaúcho e Mano Menezes aparecem como os favoritos.

No mesmo dia, a CBF publica a seguinte nota em seu site oficial: “A Confederação Brasileira de Futebol manifesta sua confiança no trabalho da Comissão Técnica da Seleção Brasileira Principal. E reafirma que ela será mantida em caráter permanente”.

Os bastidores estão quentes na véspera da decisão da Copa América. A decisão de Tite só será conhecida após a partida contra o Peru, neste domingo, no Maracanã, embora ontem ele tenha afirmado que fica até 2022. E essa resposta não deixa de interessar ao Cruzeiro.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por