
Nas quartas de final da Copa do Brasil, o Atlético defenderá um tabu de quatros em clássicos contra o Cruzeiro, realizados no Mineirão, palco do jogo da volta. A última vez que o Galo perdeu para a Raposa no Gigante da Pampulha foi no dia 11 de abril de 2021, em jogo válido pela nona rodada da primeira fase do Mineiro. De lá para cá, foram seis duelos, com quatro triunfos alvinegros e dois empates.
O último duelo entre as equipes aconteceu em maio deste ano, pela nona rodada do Brasileirão. Com pouca emoção, o clássico terminou empatado em 0 a 0. Já pelo Mineiro, com direito a expulsão de Gabigol e confusão entre Lyanco e Dudu, agora no Atlético, o Galo venceu por 2 a 0.
Em 2024 foram dois confrontos. Além de um novo 0 a 0 pelo Brasileirão, teve a vitória alvinegra, de virada, na final do estadual, em um Mineirão lotado apenas com a torcida celeste. Após Mateus Vital abrir o placar aos seis da etapa final e dar esperanças do triunfo para o torcedor, além de colocar fim ao longo jejum de vitórias e conquistas do Mineiro, Saravia, Hulk e Scarpa, botaram “água no chopp” da Raposa e fecharam o placar em 3 a 1 para os visitantes.
Como a Raposa ficou três temporadas na série B, nos anos anteriores, o clássico aconteceu apenas pelo campeonato estadual, sendo apenas 2022, no Mineirão. Nos dois confrontos realizados, um primeiro válido pela nona rodada da primeira fase, o Atlético venceu por 2 a 1. No segundo, na decisão do torneio, o Galo venceu por 3 a 1, com gols de Nacho Fernández e Hulk, duas vezes.
Para conhecimento, em 2023, ano da volta do Cruzeiro à elite nacional, os times se enfrentaram duas vezes, com o Cruzeiro como mandante, sendo um empate pelo Mineiro (no Independência), e uma vitória do Atlético pelo Brasileirão (Parque do Sabiá).
Leia mais