Galo poderia solicitar adiamento do dérbi contra o Cruzeiro, mas FMF avalia como improvável

Frederico Ribeiro - Hoje em Dia
01/03/2016 às 20:07.
Atualizado em 16/11/2021 às 01:38
 (Bruno Cantini/Atlético)

(Bruno Cantini/Atlético)

Por azar do destino, o jogo mais importante da primeira fase do Campeonato Mineiro terá a sua qualidade colocada em risco. O Atlético tem grandes chances de perder quatro importantes jogadores para seleções e o Cruzeiro, três, uma vez que o dérbi de Belo Horizonte está agendado para 27 de março, no Independência, entre duas datas-Fifa (24 e 29 deste mês). O jogo até poderia ser adiado a pedido do Galo (clube mandante), contemplando o regulamento do estadual. Poré, para tanto, a TV Globo precisaria aceitar a ideia, algo considerado muito improvável.

Cerca de uma semana antes do clássico, o Galo deve ter as baixas Cazares e Erazo para a Seleção do Equador. A previsão é que eles sejam chamados pela líder das eliminatórias no dia 14/3 e se apresentam em 19 de março para os duelos contra Paraguai e Colômbia. Ainda há as possíveis idas de Clayton e Douglas Santos à Seleção Brasileira Sub-23, que fará amistosos nem 24 e 27 de março. No caso do Cruzeiro, o meia Arrascaeta está cotado para defender o Uruguai; Lucas Romero e Alisson, para os times olímpicos de Argentina e Brasil.

De acordo com o regulamento da FMF, qualquer alterações na data, horário e local de qualquer jogo podem ser solicitadas pelo clube que detém o mando de campo, entre a 2ª rodada e a 10ª rodada do Mineiro. O pedido precisa ser eviado à diretoria de competições da Federação 10 dias antes da data original e precisa passar pelo crivo da detentora dos direitos de transmissão. A diretoria de competições, bem como o presidente da FMF (Castellar Neto), têm o poder de alteranção, desde que haja razões "fundamentadas".

Para o diretor-executivo da FMF, Paulo Bracks, porém, por mais que um possível pedido do Atlético esteja assegurado pelo regulamento, achar uma nova data que a TV aceite é um obstáculo capaz de impedir que a ideia cresca de maneira considerável.

"Qualquer tipo de jogo, qualquer partida dentro do nosso regulamento, cumprindo os requisitos, pode ser alvo de pedido de antecipação ou adiamento. Mas é um jogo de contrato televisivo, o que é uma questão a mais. Estamos trabalhando com uma hipótese. Atlético teria de fazer o pedido, a FMF analisaria e apreciaria junto com os requisitos do regulamento e com a TV. O direito está assegurado. Só não consigo cravar a decisão desse possível pedido. É um clássico, marcado no ano passado para esta data. Difícil ver um adiamento, ainda mais que ele teria de ser para uma data longe da data inicial. Teríamos que analisar com muita calma, por ser o nosso maior jogo e por ter a TV", afirmou Bracks, ao Hoje em Dia.

Nesta questão, se o Galo conseguisse o adiamento com a TV e a nova data agradace ao rival Cruzeiro, a Raposa, pelo regulamento, não teria poder de vetar a mudança da data. Porém, o calendário celeste seria levado em conta. Para o Galo, por exemplo, a possível data de um clássico teria de ser na última quarta-feira de março.

"Pelo regulamento, o Cruzeiro, como visitante, não teria poder de veto, mas claro que não iriamos fazer a troca em um clássico sem analisar o calendário do visitante, pelo tamanho do jogo. Apenas o clube mandante e a TV podem ter voz ativa na questão, dependendo da avaliação da FMF, entretanto", completou Bracks.

 


OS JOGOS DE MARÇO/ABRIL DO GALO
2/3 Quarta - América - Liga Sul Minas Rio - Independência (mandante)
6/3 Domingo - Tombense - Campeonato Mineiro - Independência (mandante)
10/3 Quinta - Colo-Colo - Libertadores - Monumental (visitante)
13/3 Domingo - América - Campeonato Mineiro - Independência (visitante)
16/3 Quarta - Colo-Colo - Libertadores - Independência ou Mineirão (mandante)
20/3 Domingo - Tupi - Campeonato Mineiro - Mário Helênio (visitante)
27/3 Domingo - Cruzeiro - Campeonato Mineiro - Independência (mandante)
2/4 Sábado - Villa Nova - Campeonato Mineiro - Mineirão (visitante)
6/4 Quarta - Independiente del Valle - Libertadores - Rumiñahui (visitante)

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por