ATUALIZAÇÃO - Essa reportagem foi atualizada após o fim da partida.
Portugal não tomou conhecimento e goleou a Suíça por 6 a 1 no último jogo das oitavas da Copa do Mundo. O time português não teve Cristiano Ronaldo entre os titulares, mas o substituto dele, Gonçalo Ramos, marcou três gols e contou com show coletivo dos companheiros para construir a goleada. Raphael Guerreiro, Pepe e Rafael Leão também marcaram para os portugueses.
Os primeiros minutos do primeiro tempo foram mais estudados, com Portugal tendo mais a bola, mas sem conseguir assustar. Mas Portugal chegou ao gol logo no primeiro ataque perigoso, quando aos 15 minutos Gonçalo Ramos recebeu a bola na área, girou sobre o zagueiro e soltou uma bomba no ângulo, vencendo Sommer, abrindo o placar e mostrando porque colocou Cristiano Ronaldo no banco. Portugal chegou mais duas vezes, mas ambas parando em Sommer. A Suíça quase empatou aos 29, em cobrança de falta de Shaqiri que passou ao lado da trave. Mas quem marcou de novo foi Portugal, desta vez com cabeçada do zagueiro Pepe. Ambas as seleções ainda tiveram mais uma grande chance. Primeiro a Suíça, que viu Dalot salvar a bola quase em cima da linha. Depois Portugal, com Gonçalo Ramos parando em grande defesa de Sommer.
O segundo tempo foi mais agitado. Gonçalo Ramos marcou o segundo dele logo aos cinco minutos. Aos 10, o lateral Raphael Guerreiro ampliou para 4 a 0 com um belo coletivo e bela finalização. A Suíça diminuiu na sequência, com Akanji de cabeça após cobrança de escanteio. Mas Gonçalo Ramos estava inspirado demais e marcou o terceiro dele, ampliando a goleada para 5 a 1. No fim, Rafael leão, que entrou nos minutos finais, ainda teve tempo de bater bonito e marcar um golaço para fechar a goleada.
O jogo ainda marcou alguns recordes, como Pepe se tornando o segundo mais velho a marcar na história das Copas, atrás de Roger Milla, e Gonçalo Ramos o segundo mais jovem a fazer três gols, atrás apenas de Pelé. Portugal agora enfrentará Marrocos no próximo sábado, às 12h, no Estádio Al Thumama.
FICHA TÉCNICA
Portugal 6 x 1 Suíça
Escalações
Portugal
Diogo Costa; Dalot, Pepe, Rubén Dias e Raphael Guerreiro; William Carvalho, Otávio (Vitinha), Bruno Fernandes (Rafael Leão) e Bernardo Silva (Rubén Neves); João Félix (Ricardo Horta) e Gonçalo Gomes (Cristiano Ronaldo)
Técnico: Fernando Santos
Suíça
Sommer; Edmilson Fernandes, Schar (Comert), Akanji e Ricardo Rodríguez; Freuler (Zakaria), Xhaka, Sow (Seferovic), Rubens Vargas (Okafor) e Shaqiri; Embolo (Jashari)
Técnico: Murat Yakın
Motivo: Oitavas de final da Copa do Mundo
Data: 6 de dezembro de 2022 (terça-feira)
Local: Estádio Lusail (Catar)
Arbitragem: Cesar Ramos, auxiliado por Alberton Morin e Miguel Hernandez
Cartões amarelos: Schar e Comert (Suíça)
Gols: Gonçalo Ramos (3x), Pepe, Raphael Guerreiro e Rafael Leão (Portugal); Akanji (Suíça)
Leia mais