Grêmio é o único dentre os clubes grandes que nunca perdeu para o Atlético no Independência

Cristiano Martins e Frederico Ribeiro
esportes@hojeemdia.com.br
25/05/2016 às 20:22.
Atualizado em 16/11/2021 às 03:36
 (Bruno Cantini/Atlético)

(Bruno Cantini/Atlético)

Se o Atlético transformou o Independência em uma das casas mais temidas do futebol brasileiro desde a reinauguração, em 2012, muito se deve ao ótimo aproveitamento nos clássicos contra os demais 11 clubes grandes do país. Um único integrante desse seleto grupo, contudo, ainda resiste em cair no Horto. Trata-se do Grêmio, adversário do Galo pela terceira rodada do Brasileirão, hoje, às 21h.

A terceira oportunidade alvinegra de derrotar o Imortal no estádio vem acompanhada de outro grande desafio para o novo técnico Marcelo Oliveira, estreante diante da torcida. Afinal, o elenco tem ao todo dez desfalques, entre eles os titulares Leonardo Silva, Erazo, Douglas Santos, Cazares, Robinho e Pratto.

Na véspera do duelo, o treinador ganhou um reforço importante. Suspenso por quatro jogos devido a um soco desferido contra o meia Douglas no ano passado, o volante Leandro Donizete volta a campo diante do próprio Grêmio, depois de ter metade da pena convertida em “medida de interesse social” pelo STJD.

Antes mesmo da decisão, porém, Oliveira já havia minimizado as ausências e apostado na força do Horto. “Temos este compromisso importante e difícil. O Atlético está um pouco desfalcado, embora a gente tenha total confiança no elenco. Por isso, vai ser muito importante a presença da torcida”, avaliou.

Pedra no sapato

O Grêmio vem de uma série de quatro partidas sem derrota para o Galo, duas como visitante. A mais recente e importante delas foi a vitória por 2 a 0, no Mineirão, que tirou do time alvinegro a chance de voltar à liderança do Campeonato Brasileiro no ano passado, na 18ª rodada.

No “novo” Independência, os times se enfrentaram apenas duas vezes. A primeira delas foi no empate por 0 a 0 pelo Brasileirão de 2012, em partida marcada pela homenagem da torcida atleticana à mãe do meia Ronaldinho Gaúcho, dona Miguelina, acometida por um câncer. Naquele ano, o Galo também disputava o título nacional. O camisa 10, emocionado, acabou exagerando em dividida com Kléber Gladiador, levantou demais o pé e foi punido posteriormente.

As equipes voltaram a duelar dois anos depois, e mais uma vez o placar ficou zerado. Victor, Marcos Rocha e Carlos (Atlético), Marcelo Grohe, Pedro Geromel, Giuliano e Luan (Grêmio) são os remanescentes do último encontro.


Atlético x Grêmio

Atlético: Victor; Marcos Rocha, Edcarlos, Tiago e Carlos César; Rafael Carioca, Leandro Donizete, Júnior Urso, Clayton e Patric; Carlos. Técnico: Marcelo Oliveira

Grêmio: Marcelo Grohe; Edilson, Fred, Pedro Geromel e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon, Giuliano, Douglas e Luan; Pedro Rocha (Henrique Almeida). Técnico: Roger Machado

Horário: 21h Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte
Arbitragem: Raphael Claus, auxiliado por Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo e Gustavo Rodrigues de Oliveira (SP)
Transmissão: SporTV e Premiere

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por