Grêmio vence o campeão Atlético, mas é rebaixado pela terceira vez para a Série B do Brasileirão

Gustavo Andrade
@gfandrade
09/12/2021 às 23:35.
Atualizado em 14/12/2021 às 00:37
 (Pedro Souza/Atlético)

(Pedro Souza/Atlético)

Pedro Souza/Atlético

Grêmio venceu reservas do Atlético, mas foi rebaixado com a vitória do Juventude sobre o Grêmio

Campeão brasileiro com duas rodadas de antecedência, o Atlético poupou seus titulares em seu último jogo na Série A. O Grêmio aproveitou a ausência dos principais jogadores do Galo e venceu o duelo da noite desta quinta-feira (9), por 4 a 3, em Porto Alegre, mas deixou o gramado em clima de tristeza. Afinal, o triunfo não foi suficiente para evitar a terceira queda do Tricolor para a Série B.

Rebaixado em 1991 e 2004, o time gaúcho teve decretado o seu retorno à Segunda Divisão por conta dos resultados de seus concorrentes. Em Caxias do Sul, o Juventude venceu o Corinthians, por 1 a 0, e assegurou sua permanência na elite do futebol nacional.

Quem fará companhia ao Grêmio na Série B de 2022 é o Bahia, que foi derrotado pelo Fortaleza por 2 a 1, de virada, na Arena Castelão. Já Sport e Chapecoense haviam sido rebaixados com antecedência.

Início avassalador

Com obrigação de vencer para se manter na Primeira Divisão, o Grêmio construiu sua vitória com três gols nos primeiros 19 minutos de jogo. Logo aos 5, Rafinha cruzou, e Diego Costa cabeceou para abrir o placar.

Cinco minutos depois, o ex-jogador do Galo foi quem deu a assistência para Campaz ampliar. Diego Souza, em cobrança de falta, foi também o autor do terceiro gol tricolor.

Quando parecia que o Grêmio golearia o campeão brasileiro, a notícia de que o Bahia havia aberto o placar contra o Fortaleza causou desânimo no time comandado por Vagner Mancini. O Atlético aproveitou e diminuiu ainda no primeiro tempo. 

Dodô com um golaço de perna direita e Vargas, aproveitando passe preciso de Calebe, deixaram o placar em 3 a 2.

Mais dois gols na etapa final

O Tricolor voltou para o segundo tempo já sabendo que o Fortaleza havia empatado a partida contra o Bahia. Restava, portanto, a torcida para que o time cearense marcasse mais um e que o Corinthians vencesse o Juventude.

Aos 14 minutos da etapa final, Ferreira lançou nas costas de Micael, e Douglas Costa finalizou com força, para marcar o quarto gol do Grêmio. 

Os donos da casa ainda tiveram oportunidade de marcar o quinto em cobrança de pênalti. Porém, Borja bateu mal, sobre o travessão.

Já nos acréscimos, Hyoran, em cobrança de falta, diminuiu para o Galo.

GRÊMIO 4 X 3 ATLÉTICO

Grêmio

Gabriel Grando; Rafinha, Ruan, Rodrigues e Diogo Barbosa; Thiago Santos e Lucas Silva; Douglas Costa, Campaz (Jhonata Robert) e Ferreira; Diego Souza (Borja)

Técnico: Vagner Mancini

Atlético

Rafael; Guga, Nathan Silva, Micael e Dodô; Tchê Tchê (Neto), Dylan (Hyoran) e Calebe (Alan Franco); Savarino (Sávio), Eduardo Sasha (Felipe Felício) e Vargas

Técnico: Cuca

DATA: 9 de dezembro de 2021 (quinta-feira)

LOCAL: Arena do Grêmio

CIDADE: Porto Alegre

MOTIVO: 38ª rodada do Campeonato Brasileiro

ARBITRAGEM: Raphael Claus, auxiliado por Fabricio Vilarinho da Silva, de Goiás, e Daniel Luis Marques, de São Paulo

VAR: Wagner Reway

CARTÃO AMARELO: Douglas Costa, Diogo Barbosa e Thiago Santos (Grêmio); Dylan Borrero (Atlético)

GOLS: Diego Souza, aos 5 minutos; Campaz, aos 10 minutos; Diego Souza, aos 19 minutos; Dodô, aos 26 minutos; Vargas, aos 35 minutos do primeiro tempo; Douglas Costa, aos 14 minutos; e Hyoran, aos 45 minutos do segundo tempo

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por