O lateral-direito Guga foi afastado da concentração do Atlético que se prepara para o duelo com o Atletico-PR, neste domingo (24), às 16h, no Mineirão, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro.

A punição foi aplicada pela diretoria do Alvinegro após o jogador postar um vídeo nas redes sociais comemorando o título da Copa Libertadores conquistado pelo Flamengo, neste sábado, sobre  o River Plate, da Argentina, em Lima, no Peru.

Mesmo após apagar a publicação, o vídeo causou grande repercussão nas redes sociais, com vários atleticanos alegando a atitude como um desrespeito à rivalidade histórica entre os dois clubes.

A informação  do afastamento foi divulgada pela assessoria de comunicação do Galo, que também informou que o departamento de futebol do Atlético vai se manifestar sobe o caso na próxima-segunda-feira.

Histórico

Atlético e Flamengo fizeram grandes duelos na década de 1980, período em que a rivalidade entre as duas equipes se acirrou. 

No principal deles, na primeira fase da Libertadores de 1981 - em que o Rubro-Negro se sagraria campeão - uma grande polêmica envolvendo a atuação árbtiro José Roberto Wright foi a protagonista da partida. 

Wright expulsou cinco jogadores do Atlético ainda no primeiro tempo do confronto, que acabou sendo encerrado poe esse motivo. A eliminação do Alvinegro, um dos favoritos ao título na ocasião, abriu caminho para o Flamengo conquistar o principal torneio da America do Sul pela primeira vez. 

Mesmo 38 anos após o fato, o duelo ainda é lembrado por muitos atleticanos, que tratam o episódio como um dos mais injustos da história do futebol brasileiro.