Há 60 anos, Pelé estreava pela seleção brasileira

Estadão conteudo
07/07/2017 às 09:45.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:25
 (Reprodução)

(Reprodução)

No dia 7 de julho de 1957, um jovem de apenas 16 anos foi chamado do banco da seleção para substituir Del Vecchio na seleção brasileira na primeira partida da decisão da Copa Rocca contra a Argentina. O jogo era no Maracanã e o Brasil perdia por 1 a 0.

Era a estreia de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, com a camisa da seleção. Ele entrou em campo como um desconhecido ao lado de jogadores como Zito, Luisinho e Bellini, e em 30 minutos balançou as redes.

O jogo acabou em derrota, 2 a 1 para a Argentina, com gols de Labruna e Juárez para os rivias, mas três dias depois, no Pacaembu, Pelé foi titular do Brasil e marcou de novo. Ele e Mazzola construíram o 2 a 0 do segundo confronto contra a Argentina, e a seleção ficou com o título.

Esta primeira aparição na seleção foi registrada nas páginas do jornal O Estado de S. Paulo "No segundo tempo, surgiu o Brasil com duas alterações. Saiu Mazzola entrando Moacyr em seu posto, aliás sem razão alguma, e Del Vecchio cedeu o comando a Pelé. Os argentinos só modificaram o quadro durante o transcorrer do encontro, tirando Rossi, e colocando Guidi, já que Moacyr, Pelé e Luisinho, cansaram o veterano profissional. A defesa dos nacionais falhou nessa etapa, enquanto que a linha melhorava bastante, dominando territorialmente, na maior parte do tempo. E isso possibilitou a Pelé, aos 32 minutos, marcar o ponto de empate".

De lá para cá, Pelé conquistou o Brasil e o mundo dentro dos gramados. Fez 95 gols pela seleção e foi tricampeão mundial (1958, na Suécia; 1962, no Chile; e 1970, no México).

O reconhecimento foi aumentando década a década: Atleta do Século, Rei do Futebol, condecorado pela Rainha Elizabeth II com a Ordem de Cavaleiro Comandante da Mais Excelente Ordem do Império Britânico, responsável por uma trégua na guerra civil no Congo Belga na década de 1960, autor do gol que deu origem à expressão "gol de placa", em uma das mais de mil vezes que o craque foi às redes.
http://www.estadao.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por