A Holanda derrotou a África do Sul por 2 a 0 neste domingo (6), diante de 40.230 torcedores, e se classificou para as quartas de final da Copa do Mundo feminina e vai enfrentar a Espanha.
Jill Roord abriu o placar aos 9 minutos e Lineth Beerensteyn fez 2 a 0 no segundo tempo, encerrando a histórica campanha da atual campeã africana - que havia chegado pela primeira vez à segunda fase da competição.
O jogo
Aos 9 minutos, após uma cobrança de escanteio, a meia Jill Roord fez valer sua altura e abriu o placar com uma cabeçada após um primeiro desvio de cabeça da parisiense Lieke Martens, que mais tarde teria um gol anulado por impedimento (54').
A meio-campista do PSG também deu origem ao segundo gol: ela deu assistência para a atacante Lineth Beerensteyn, que aproveitou um erro da goleira Kaylin Swart (68').
A atacante do Racing Louisville, dos Estados Unidos, deu então ao ao país a primeira vitória de sua história na Copa do Mundo na segunda participação (a primeira foi em 2019) assim como a primeira classificação às oitavas de final de um Mundial, seja feminino, seja masculino.