Eduardo disputou o Campeonato Brasileiro Absoluto, quando conquistou a vaga para disputar o Campeonato Mundial de Natação em Dona, em 2023 (Arquivo pessoal / Instagram / Reprodução)
Considerado um dos maiores eventos esportivos do mundo, a Olimpíada é a oportunidade que um atleta tem de representar o país e de marcar o nome na história do esporte. Apesar da grande responsabilidade, a situação é considerada uma “honra” e traz “felicidade” para o nadador Eduardo Moraes, mineiro do Minas Tênis Clube (MTC).
A vaga foi conquistada na final dos 200m livre, em maio deste ano, quando o atleta registrou o tempo de 1m47s67, ocupando assim a quarta colocação e a última vaga no time do revezamento brasileiro.
Com a vaga garantida, o nadador, natural de Belo Horizonte, se tornou um dos atletas que vão representar o estado na competição.
“A sensação de representar Minas Gerais é uma honra. Estar presente neste que é considerado um dos maiores eventos esportivos é motivo de orgulho. Sinto honra e felicidade por representar um dos maiores estados do Brasil”.
Além da vaga nos 200m livres, Dudu, como é carinhosamente chamado, se classificou para a disputa dos 400m livres, e pode ser responsável por duas medalhas no quadro brasileiro. “A expectativa é sempre muito alta, estou muito animado e quero sempre mostrar tudo que venho treinando. Quando as coisas se alinham entre treinamento e muita ajuda da equipe ao redor, os resultados vêm. Então vamos lutar ao máximo para conseguir”, completou o minastenista.
Eduardo é atleta do Minas desde 2013, e desde então utilizou de toda a estrutura que o clube oferece para os treinos, o que, segundo ele, foi primordial para alcançar essas conquistas. “A estrutura do Minas é sem igual, não teria como eu alcançar isso tudo sem o clube. Não teria minha trajetória sem o Minas e eles fazem parte dessa minha possibilidade de conquistar uma medalha”, disse Moraes.
Eduardo Oliveira de Moraes, conhecido como Dudu Moraes, nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 2 de julho de 2001. Desde cedo, demonstrou uma afinidade com a natação, iniciando suas primeiras braçadas em uma escolinha da capital mineira. A trajetória de Dudu ganhou novos ares quando se mudou para Cabo Frio (RJ), onde um treinador o incentivou a participar de competições. Retornando para BH, aos 11 anos passou a integrar a base do Minas Tênis Clube.
Atualmente com 23 anos, esta será a primeira Olimpíada da carreira. No currículo, o atleta mineiro ficou em 9º lugar no revezamento 4x200m livre do Mundial de esportes aquáticos de Donha 2024; 1º lugar nos 400m livre do TYR Pro dos Estados Unidos, entre outras conquistas.
Leia mais:
Atleta Darlan Romani, conhecido como ‘Senhor Incrível’, desiste de disputar a Olimpíada de Paris
Isaquias e Raquel Kochhan serão os porta-bandeiras do Brasil em Paris