Hora da vingança: nos últimos dez jogos contra o Grêmio, em BH, Galo venceu dois e perdeu seis

Alexandre Simões
@oalexsimoes
25/09/2020 às 18:03.
Atualizado em 27/10/2021 às 04:38
 (Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

(Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

Único time com 100% de aproveitamento atuando como mandante neste Brasileirão, o Atlético tem o desafio de manter a marca diante do seu maior carrasco em Belo Horizonte nos últimos tempos: o Grêmio. Os dois times se enfrentam neste sábado, às 21h, no Mineirão, pela 12ª rodada da Série A.

Nas últimas dez partidas disputadas entre atleticanos e gremistas, na capital mineira, o tricolor gaúcho tem uma vantagem impressionante, pois venceu seis confrontos, perdendo apenas dois e empatando duas vezes.Lucas Uebel/Grêmio FBPA A final da Copa do Brasil de 2016 foi entre Atlético e Grêmio, e o time gaúcho fez 3 a 1 no confronto de ida, no Mineirão, com dois gols de Pedro Rocha e um de Éverton. Gabriel descontou para o Galo

Além disso, uma das vitórias alvinegras, em 3 de dezembro de 2017, no Independência, por 4 a 3, foi em cima do terceiro time do Grêmio, formado por jogadores do sub-23 e das categorias de base, pois titulares e reservas se preparavam para a disputa do Mundial de Clubes da Fifa, que começaria dez dias depois para a equipe já comandada por Renato Gaúcho e que tinha levantado o tricampeonato da Copa Libertadores naquele ano.

A outra vitória do Galo foi a única no Mineirão, neste recorte dos últimos dez confrontos em Belo Horizonte. E foi no estádio antigo, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro de 2009. Com um gol de pênalti aos 44 minutos do segundo tempo, Diego Tardelli decretou o 2 a 1 atleticano, diante de um Tricolor que tinha em sua defesa os hoje atleticanos Victor, Réver e Fábio Santos, além do cruzeirense Léo.

Goleadas

Das últimas seis vitórias gremistas sobre o Atlético, na capital mineira, três delas foram por goleada, sendo a última pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro do ano passado. O Grêmio fez 4 a 1, com gols de Rafael Galhardo, Maicon, Pepê e Alisson. Di Franco descontou.

Este resultado decretou a demissão do técnico Rodrigo Santana pela diretoria atleticana, com Vágner Mancini sendo contratado para o seu lugar, mas dirigindo o time apenas até o final do Campeonato Brasileiro.

Em 2008, ano do centenário atleticano, o jogo entre eles pela Série A, disputado no Mineirão, abre a série dos últimos dez confrontos entre eles em Belo Horizonte e foi vencido pelo tricolor gaúcho por 4 a 0. Há ainda um 3 a 0 gremista no Brasileirão de 2006.

Outra vitória do Grêmio sobre o Atlético, na capital mineira, muito sentida, são os  3 a 1 de 23 de novembro de 2016. Era a partida de ida pela decisão da Copa do Brasil e a taça foi praticamente decidida no primeiro confronto.

Motivos não faltam para o jogo deste sábado ter a marca da vingança para o Galo de Sampaoli, que mantendo os 100% de aproveitamento dentro de casa, neste Brasileirão, estará afastando um fantasma chamado Grêmio.

Times

Como acontece em todas as partidas, o Atlético é um mistério para encarar o Grêmio. O técnico Jorge Sampaoli tem como característica as surpresas nas suas escalações e a dúvida existe até mesmo em relação ao esquema que ele utilizará, pois pode optar por um time com três zagueiros. Uma certeza é que Nathan será titular no meio, assim como Keno, no ataque.

Os dois foram destaques na vitória por 4 a 3, de virada, sobre o Atlético-GO, no último sábado, em Goiânia.

Envolvido na Copa Libertadores e com um jogo contra a Universidad Católica, do Chile, na próxima terça-feira, em Porto Alegre, o Grêmio terá um time alternativo no Mineirão.CLIQUE PARA AMPLIAR

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por