(Fernando Michel)
Fernando Michel
Contra o Ceará, Hulk quebrou jejum de cinco jogos, marcou dois gols e assumiu a artilharia do Brasileirão
Ao marcar dois gols na vitória do Atlético sobre o Ceará, no último sábado (9), Hulk assumiu a artilharia do Brasileirão. O camisa 7 tenta, agora, se tornar o sétimo jogador do Galo a ser o maior goleador de uma edição da principal competição nacional.
Mais do que entrar na seleta lista de artilheiros atleticanos, Hulk busca repetir o feito alcançado por Dario. Em 1971, Dadá Maravilha foi o maior goleador do Brasileirão, com 15 tentos, sendo decisivo para o título do Atlético.
Com a camisa do Galo, Dario foi artilheiro também do Campeonato Brasileiro de 1972, ao lado de Pedro Rocha, do São Paulo, com 17 gols.
Quem esteve muito perto de igualar Dario e ser campeão e artilheiro foi Reinaldo. Em 1977, o Rei marcou 28 gols em 18 jogos.
A média de 1,55 gol por partida levou o Galo à briga pelo título. Porém, o camisa 9 foi suspenso e não participou da final contra o São Paulo. Sem ele, o Atlético foi derrotado na disputa de pênaltis no Mineirão e encerrou o Campeonato Brasileiro como vice-campeão invicto.
Após Dario e Reinaldo, o Galo passou quase 20 anos sem ter o artilheiro. O jejum foi encerrado por Renaldo, que fez 16 gols e dividiu o topo da tabela de goleadores com Paulo Nunes, do Grêmio. Naquele ano, o time alvinegro foi até as semifinais, fase em que foi eliminado pela Portuguesa.
Três anos depois, foi a vez de Guilherme ser o jogador com mais gols no Brasileirão. O camisa 7 superou os goleiros adversários 28 vezes, ajudando o Atlético na campanha até a final de 1999, diante do Corinthians. Os paulistas, entretanto, levaram o título no confronto decisivo disputado em três jogos.
Na Era dos Pontos Corridos, o Galo já teve dois artilheiros. Em 2009, Diego Tardelli marcou 19 gols e foi o principal goleador ao lado de Adriano, do Flamengo.
Já em 2016, Fred chegou à Cidade do Galo durante a disputa do Campeonato Brasileiro. Com os gols marcados pelo Fluminense na bagagem, o centroavante encerrou a Série A com 14 gols, dividindo o posto de principal goleador com William Pottker, da Ponte Preta, e Diego Souza, do Sport.
Nesta edição, assim como Hulk, dois jogadores já marcaram dez gols: Gilberto, do Bahia, e Yuri Alberto, do Internacional.
O camisa 7 do Galo tem a chance de se isolar na artilharia nesta quarta-feira. Às 19h, o Galo recebe o Santos, no Mineirão.