Início de Campeonato Brasileiro é o mais equilibrado desde 2010

Guyanne Araújo - Hoje em Dia
30/05/2014 às 08:36.
Atualizado em 18/11/2021 às 02:48
 (Hoje em Dia)

(Hoje em Dia)

A disputa começou a esquentar, mas já será interrompida. Antes da pausa para a Copa do Mundo, o Campeonato Brasileiro terá apenas mais uma rodada e todos os indícios de que vai deixar os torcedores ansiosos para a sua retomada. Nesta temporada, a diferença na pontuação entre os oito primeiros colocados é a menor desde 2010, na oitava rodada, o que evidencia um equilíbrio maior na disputa pelo tão sonhado título nacional.

Oito jogos, das 38 rodadas, já se foram. Atual líder e campeão brasileiro, o Cruzeiro soma 16 pontos, apesar da derrota para o Corinthians, na última quarta-feira, resultado que fez a equipe paulista alcançar a terceira colocação, com 15 pontos.

Em ascensão na competição, o Atlético está invicto há cinco partidas. Nesta rodada, o time alvinegro obteve um triunfo sobre o Fluminense, por 2 a 0, e embolou ainda mais a classificação entre os oito primeiros. Os alvinegros ficaram na sexta posição, com 14 pontos, e o time das Laranjeiras permaneceu em segundo, com 15.

A diferença entre o líder e o oitavo colocado é de apenas três pontos. Do segundo ao quinto colocado, Goiás – o Internacional é o quarto –, a pontuação é a mesma: 15. Atrás do Atlético, estão Grêmio e São Paulo, aquecendo a parte de cima da tabela.

Em 2013, na oitava rodada do Brasileirão, a diferença entre o líder, Botafogo, e o oitavo colocado, Grêmio, era de quatro pontos. No ano anterior, era ainda maior. Do líder Atlético ao oitavo Grêmio eram sete pontos, assim como em 2011, entre o líder Corinthians e o oitavo Fluminense. Em 2010, o timão liderava com 18 pontos, seis a mais que o oitavo Guarani.

Separados por dois pontos nesta temporada, Cruzeiro e Atlético também figuraram na lista dos primeiros colocados em 2012, quando o Galo terminou em segundo lugar e assegurou vaga para a Libertadores, conquistada em 2013. Naquele ano, a Raposa terminou apenas em nono.

Em 2011, os rivais mineiros não apareciam entre os oito primeiros colocados na oitava rodada. Brigando para não cair, o Atlético terminou em 15º, com 45 pontos, à frente do Cruzeiro, com 43, que só não foi rebaixado porque venceu o Galo na última rodada, por 6 a 1.

Cruzeiro e Atlético na briga pela liderança

Um quer se recuperar de um tropeço e assegurar a liderança do Campeonato Brasileiro. O outro, embalar de vez na competição, com chance inclusive de assumir a ponta. Com isso, a última rodada antes da parada para a Copa promete fortes emoções para Cruzeiro e Atlético.

Nesta sexta (30), a Raposa volta a focar o preparação para enfrentar o Flamengo, no Parque do Sabiá, em Uberlândia, no domingo, às 16 horas. Após a derrota para o Corinthians, por 1 a 0, os atletas folgaram nesta quinta. “É fundamental sermos o primeiro na parada. O Cruzeiro fez só dois jogos no Mineirão e sete das nove partidas fora de casa. Com o aproveitamento no nosso estádio, podemos dar uma boa arrancada no segundo semestre”, reforçou o técnico Marcelo Oliveira.

O treinador terá, entretanto, pouco tempo para corrigir as finalizações e erros de passe, que também contribuíram para o tropeço fora de casa.

Enquanto isso, o Atlético já começou a se preparar para pegar o São Paulo, no sábado (31), às 18h30, no Morumbi, na capital paulista.

Invictos há cinco rodadas, com quatro vitórias e um empate, a equipe alvinegra não terá o volante Leandro Donizete e o lateral-direito Alex Silva, suspensos pelo terceiro cartão amarelo. Nesta quinta (29), os atletas fizeram uma atividade física na academia do hotel, em São Paulo.

Nesta sexta, Levir Culpi comandará um treinamento no CT da Portuguesa. O zagueiro Réver ainda é dúvida para a partida, pois se recupera de uma entorse no tornozelo esquerdo.


 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por