Os alunos das escolas da Rede Municipal de Educação da capital alcançaram as primeiras colocações em várias modalidades dos Jogos Escolares de Belo Horizonte 2019, com destaque para o atletismo, judô e badminton. A informação foi divulgada, nesta segunda-feira (24), pela prefeitura, sendo que este é o terceiro ano seguido em que as secretarias de Educação e Esportes e Lazer realizam a competição. 

De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), o desempenho das escolas municipais no judô foi de domínio em diversas categorias, como Super Ligeiro, Meio Leve, Meio Médio, Médio e Pesado do Módulo I – Feminino, categorias em que foram conseguidas as primeiras posições do pódio.

"A hegemonia se repetiu na categoria Super Ligeiro do Módulo I – Masculino, com as três primeiras posições ocupadas por alunos-atletas da rede municipal: Juan Felipe de Jesus (primeiro lugar - E.M. Profa. Eleonora Pieruccetti), Igor Vivas de Araújo Machado (segundo lugar - E.M. Luiz Gatti) e Lucas Gonçalves Andrade (terceiro lugar - E.M. Prefeito de Souza Lima)", precisa a PBH. 

No atletismo, os alunos do ensino público da capital foram vencedores no quadro geral do Módulo I - Masculino e Feminino, e também apareceram na segunda e terceira colocações do Módulo II – Feminino, com hegemonia em provas como 75 metros rasos, 250 metros rasos, 1000 metros rasos, 80 metros com barreira, salto em altura, salto em distância, arremesso de peso, lançamento de disco, lançamento de dardo e revezamento 4x75 metros rasos, entre outras.

Já no badminton (esporte semelhante ao tênis e ao vôlei de praia, mas que é praticado com raquetes e uma espécie de peteca), as escolas municipais dominaram a categoria simples do Módulo I, tanto no feminino quanto no masculino, além da terceira colocação em simples no Módulo II – Feminino. 

A competição

Ainda conforme a PBH, a edição 2019 dos jogos contou com a inscrição de 120 instituições de ensino das redes particular, municipal e estadual, além da participação de centros socioeducativos e escolas de práticas de paradesportos.

"O início oficial foi no dia 6 de maio, com a realização de jogos e provas em equipamentos e instalações esportivas de instituições escolares e esportivas de Belo Horizonte. Com 24 modalidades, a competição é disputada em duas categorias. O Módulo I reúne estudantes-atletas com idade entre 12 e 14 anos, enquanto o Módulo II é para estudantes-atletas com idade entre 15 e 17 anos", explica o município. 

Durante o evento, são disputadas modalidades olímpicas e não olímpicas, como: atletismo, badminton, basquetebol, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez. Também há as modalidades paralímpicas de atletismo, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e voleibol sentado.

A execução técnica dos Jogos Escolares de Belo Horizonte é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais, sendo que a etapa municipal é classificatória para equipes e estudantes atletas representarem a cidade nos Jogos Escolares de Minas Gerais, que, por sua vez, permite a classificação para representar a capital mineira em nível nacional nos Jogos Escolares da Juventude.

Leia mais:
Pira olímpica é acesa e marca abertura dos Jogos Escolares de Belo Horizonte
Mackenzie recebe a abertura dos Jogos Escolares de Belo Horizonte neste sábado
Em jogo com mais ingressos grátis que pagos, Venezuela vence a Bolívia no Mineirão