Interligados: rivais mineiros estarão um de olho no jogo do outro nesta 21ª rodada da Série A

Alexandre Simões
asimoes@hojeemdia.com.br
24/08/2018 às 20:02.
Atualizado em 10/11/2021 às 02:06

A 21ª rodada do Campeonato Brasileiro, que será disputada neste sábado (25) e domingo (26), terá, no que se refere aos três clubes mineiros, o América ligado no jogo do Cruzeiro, o Atlético no do América e o Cruzeiro no do Atlético. Pode parecer confuso, mas numa competição por pontos corridos isso acontece sempre e a explicação é simples.

O primeiro a entrar em campo será o Cruzeiro, que recebe o Fluminense, neste sábado, às 21h, no Mineirão. O time de Mano Menezes não vence há seis rodadas e conquistou apenas três dos últimos 18 pontos disputados. O desempenho recente ruim fez a Raposa se afastar do G-6, embora tenha ganhado uma posição na última quarta-feira (22), com o empate por 1 a 1 com o Grêmio, em Porto Alegre, passando do oitavo para o sétimo lugar graças à derrota de 1 a 0 do Corinthians justamente para o tricolor carioca.

Clique para ampliar

Se subiu um degrau na classificação na última rodada, nesta, se não ganhar, pode descer até três (caso seja derrotado, pois o próprio Fluminense o ultrapassa). Em caso de empate, o Cruzeiro pode ter o sétimo lugar retomado pelo Corinthians, que também neste sábado recebe o lanterna Paraná, às 19h, em São Paulo. E pode ser superado também pelo América, mas para isso o Coelho terá de vencer o Flamengo, neste domingo, às 16h, no Independência.

Como o Flamengo é o terceiro colocado, com 40 pontos, e o Atlético o sexto, com 34, o América contará com a torcida do atleticano, que no mesmo horário da partida do Independência estará ligado também no jogo do Galo contra o Vitória, no Barradão, em Salvador. Em caso de vitória americana, o time de Thiago Larghi, vencendo os baianos, diminui para três pontos a diferença em relação ao rubro-negro carioca.

Já o Cruzeiro, se vencer o Fluminense neste sábado, pode ter sua diferença em relação ao Atlético, que fecha o G-6, diminuída para quatro pontos, caso o Galo perca para o Vitória, ou cinco, se acontecer um empate no Barradão.

OBRIGAÇÃO

Com 15 pontos a menos que o líder São Paulo, o Cruzeiro encara o returno do Campeonato Brasileiro como prioridade só em caso de fracasso nas duas copas que ainda disputa, a do Brasil e a Libertadores. Apesar disso, o jogo deste sábado, contra o Fluminense, pode ser considerado uma “decisão” para o time de Mano Menezes.

Apesar de o foco estar todo nas copas, o Cruzeiro precisa se recuperar no Brasileirão, pois será na Série A que terá de buscar a vaga na Libertadores do ano que vem caso não conquiste uma das duas competições em que ainda está na briga pelo título.

E se distanciar demais do G-6 pode ser desastroso caso o Plano C, que é chegar à Libertadores de 2019 pelo Brasileirão, tenha de ser colocado em prática na Toca da Raposa II.

Como faz a partida de volta pelas oitavas de final da Libertadores com o Flamengo na próxima quarta-feira (29), às 21h45, no Mineirão, com a enorme vantagem de ter vencido o primeiro jogo no Maracanã por 2 a 0, o técnico Mano Menezes deve pensar no confronto com o rubro-negro carioca para armar o time que encara o Fluminense.

Ele promete mandar a campo o que tiver de melhor, mas garante que a escalação do Cruzeiro só será revelada uma hora antes da partida, como determina o regulamento do Campeonato Brasileiro.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por