Interpol ajudou em caçada a técnico de Dibaba, acusado de administrar doping

Estadão Conteúdo
Publicado em 21/06/2016 às 06:54.Atualizado em 16/11/2021 às 03:59.
 (Divulgação/ Athletics Weekly)
(Divulgação/ Athletics Weekly)

A Associação Internacional de Atletismo (IAAF) revelou nesta segunda-feira que a prisão do técnico somali Jama Aden, na Espanha, está relacionada a uma minuciosa investigação que a entidade começou ainda em 2013. De acordo com a IAAF, a operação teve a cooperação da Interpol e de autoridades espanholas, incluindo a agência antidoping nacional e a polícia local.

Aden é um dos principais treinadores de provas de fundo na atualidade e trabalha com a etíope Genzebe Dibaba, campeã e recordista mundial dos 1.500m. Ele foi preso nesta segunda, depois que a polícia invadiu seu quarto em um hotel em Sabadell, nos arredores de Barcelona, e encontrou traços de EPO e outras substâncias dopantes.

Cerca de 30 atletas treinados por Aden estão em Sabadell para um camping anual que o técnico realiza na cidade. Todos eles foram submetidos a exames antidoping surpresa, colhidos pela IAAF. Os resultados, obviamente, ainda devem demorar a ser divulgados.

"A IAAF vai usar todos os recursos e poderes disponíveis para proteger os atletas limpos e a integridade do esporte. Isso inclui apontar e investigar indivíduos e técnicos que tentam explorar atletas e promover o uso de substâncias proibidas", diz o comunicado da IAAF, que avisou que não fará novos comentários.

Genzebe Dibaba é o principal nome feminino das provas de fundo do atletismo. Irmã de Tirunesh Dibaba, três vezes campeã olímpica, e de Ejegayehu Dibaba, prata em Atenas, a jovem de 25 anos foi ouro nos 1.500m no Mundial de Pequim, no ano passado, ganhando o bronze nos 5.000m.

Ela é recordista mundial dos 1.500m desde julho do ano passado e, em ambiente indoor, é dona de todos os recordes de provas de fundo: 1.500m, 3.000m, 1 milha, 2 milhas e 5.000m.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por