Investigação aponta que ex-presidente da IAAF tratou de casos de doping com Putin

Estadão Conteúdo
14/01/2016 às 09:09.
Atualizado em 16/11/2021 às 01:01

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, sabia dos casos de doping no atletismo e as decisões sobre quem competiria nos eventos internacionais exigiam que a Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF, na sigla em inglês) fechasse acordos diretamente com o chefe do Kremlin. Essa é a constatação do informe produzido pela Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês) que, no final do ano passado, já havia recomendado a decisão de suspender a Rússia, o que foi feito e impede a sua participação em competições.

Escrito por Dick Pound, o novo documento de 89 páginas denuncia a "corrupção enraizada na IAAF" e destaca que os casos não foram apenas isolados. No informe, os investigadores revelam como, de repente, a relação entre o ex-presidente da entidade, Lamine Diack, e Putin ganhou uma nova dimensão.

O dinheiro de Moscou também começou a entrar, com um salto de US$ 6 milhões para US$ 25 milhões dados pela Rússia em troca dos direitos de transmissão do Mundial de Atletismo em 2013.

Num dos trechos do informe, os investigadores mostram como Diack se reuniu com um dos advogados da entidade, Huw Roberts. O advogado então explicou que nove atletas russos haviam sido pegos nos testes de doping e questionou o dirigente sobre como ele deveria lidar com o caso.

Diack apenas explicou que "estava em uma posição difícil e que apenas poderia ser resolvida por Putin, com quem ele construiu uma amizade". Nenhum dos nove atletas competiu no Mundial de Atletismo de 2013. Mas os casos não foram investigados.

Em janeiro de 2014, o advogado pediu sua demissão, depois de ficar claro que ele não teria controle sobre os casos de doping envolvendo os russos. Diack havia escolhido outro advogado para lidar com os casos russos, Habib Cisse, seu advogado pessoal e sem qualquer experiência em casos de doping. Hoje, Cisse está sob investigação na França por corrupção.

Pagamento

Segundo os investigadores, o caso dos nove atletas russos foi resolvido em 2012, num hotel de Moscou. No encontro estavam Cisse, um dos filhos de Diack, um conselheiro de uma TV local e o chefe da Federação de Atletismo da Rússia, Valentin Balakhnichev.

No encontro, o pagamento da TV russa para a IAAF triplicou, sem motivos aparentes. Agora, Pound quer que o acordo seja investigado. O informe completo será revelado ao meio-dia (horário brasileiro).
http://www.estadao.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por