O início de Superliga de Itambé/Minas e Dentil/Praia Clube é avassalador. Foram cinco partidas disputadas e nenhuma derrota até o momento. Por ter vencido o jogo contra o Pinheiros por 3 a 2, o clube da Rua da Bahia soma um ponto a menos que o rival do Triângulo Mineiro e o Sesc/Rio, líderes da competição.

Se a domínio doméstico das finalistas da última Superliga segue grande até o momento, o foco das duas potências do voleibol mineiro se volta para o mundial de clubes, que será disputado entre 3 e 8 de dezembro, na cidade de Shaoxing, na China. 

a

Na última edição do torneio, também disputada no país oriental, os dois clubes de Minas Gereias tiveram boa partitipação, ficando entre as quatro melhores equipes do mundo. Ainda com a presença das estrelas Gabi, e Natália, o Minas conseguiu bater o poderoso Eczasibasi Vitra, da Turquia, na semfinal e foi derrotado apenas na grande decisão pelo Eczasibasi Vitra, algoz do Praia na fase anterior.

O fato de ter saído do Minas, não significa que as Gabi e Natália estarão fora do Mundial. As duas ponteiras da seleção defenderão as poderosas equipes turcas na competição e, automaticamente, dificultam a vida das equipes mineiras. 

O clube da Rua da Bahia reencontrará o Eczasibasi Vitra logo na primeira fase, agora com a craque Natália do outro lado da rede. No outro grupo, junto com  o Praia, estão as atuais campeãs mundiais do Eczasibasi Vitra, que contam com o reforço de Gabi.

Além das equipes turcas e das donas da casa, as mineiras enfrentarão duas potências do voleibol italiano. Atual campeão europeu, o Novara está no grupo do Praia Clube, enquanrto o convidado Imoco Conegliano será um dos adversários do Minas.

Momento

Se a última temporada foi amplamente favóravel ao Minas, o início da atual mostra que o Praia chega ao Mundial com moral mais elevado do que as minastenistas. A equipe do Triângulo já superou o clube da capital nas finais do Campeonato Mineiro, Desafio MG X RJ e se sagrou campeã da Supercopa, disputada em Uberlândia.

Confira os grupos do Mundial de Clubes

Grupo A

Imoco Volley Conegliano - Convidado

Eczacibasi Vitra Istanbul - Convidado

Guangdong Evergrande - Representante País Sede

Minas Tênis Clube - Campeão 

Grupo B

Praia Clube - Convidado

Gorgonzola Novara - Campeão Europeu

Tianjin Bohai - Campeão Asiático

VakifBank Istanbul - Convidado

*Estagiário sob supervisão de Alexandre Simões