O triatlo foi o palco de uma nova cena que promete marcar a Olimpíada do Rio. Depois de atletas rivais se ajudando nos 5 mil metros feminino, de gêmeas alemãs completarem a maratona de mãos dadas, foi a vez de dois irmãos britânicos dividirem o pódio e as primeiras colocações do triatlo. Nesta quinta-feira, Alistair Brownlee ficou com o ouro e Jonathan Brownlee levou a prata.
Um dos principais favoritos da prova, Alistair confirmou esta condição ao cruzar a linha de chegada com o tempo de 1min45s01. Jonathan chegou somente seis segundos depois. Esgotados, mas extremamente satisfeitos com o resultado, os irmãos deitaram no chão e se abraçaram.
A dobradinha da família Brownlee parecia certa já no ciclismo. Depois de sofrerem na natação e deixarem o mar embolados com diversos competidores, Alistair e Jonathan abriram vantagem em cima da bicicleta. No atletismo, disputaram a liderança por alguns quilômetros, mas logo Alistair abriu o suficiente. Tanto que terminou a prova andando, esperando seu irmão para que chegassem próximos.
Leia mais:
Velejadoras Fernanda Oliveira e Ana Barbachan ficam em 8º lugar na classe 470
Atrapalhado por brasileiras, time dos EUA terá nova chance no revezamento 4x100m
Yane não vai bem na esgrima e termina primeiro dia do pentatlo em 21º
Nadadores americanos 'forjaram' assalto para encobrir briga em posto, conclui polícia
"Eu estava bem confiante de que terminaríamos em primeiro e segundo, mas não sabia em qual ordem. Eu tinha vantagem sobre o Jonny, mas ele tem me matado nos treinos e eu tenho vivido um inferno. Tem sido muito difícil. Eu acordei com dores todos os dias", comentou Alistair.
Mesmo com essas dores, o triatleta confirmou o favoritismo e repetiu o resultado de Londres, quando ficou com o ouro diante da torcida da casa. Ele também possui quatro medalhas de ouro em Mundiais. Já Jonathan havia ficado com o bronze há quatro anos e, agora, repete o pódio.
A terceira colocação ficou com o sul-africano Henri Schoeman, único intruso na festa da família Brownlee. O brasileiro Diogo Sclebin não teve um bom dia e terminou somente na 41.ª posição, com o tempo de 1h52min32s.