Irreverência em vida

Jairzinho, filho de Jair Bala, destaca a alegria e o bom humor como marca registrada do pai

Paulo Duarte
plima@hojemedia.com.br
28/12/2022 às 11:09.
Atualizado em 28/12/2022 às 12:18
 (Valéria Marques / Hoje em Dia)

(Valéria Marques / Hoje em Dia)

Ao lado do caixão do pai, Jair Albano Félix, o Jairzinho, relembrou os momentos marcantes que viveu ao lado de Jair Bala. Durante os encontros de família, o ídolo americano sempre se destacou pelo bom humor, o mesmo que demonstrava quando era integrante do programa esportivo Alterosa Esporte, do SBT. 

“Bom humor é a marca registrada dele. Meu pai era uma pessoa generosa, amiga, verdadeira, bem humorada. Quem teve dois minutos com ele, ficou marcado na vida dessa pessoa. Ele era uma pessoa de um carisma inigualável. Impressionante como ele refletia isso tudo”, disse Jairzinho.

Casado com Dona Sônia, desde 1966, o ex-atacante preferiu viver na simplicidade e deixar todo o lado burocrático por conta da amada esposa, como ele referia sempre que tocava no nome dele. “Meu pai nunca teve um celular, nunca teve um talão de cheque, nem carteira de motorista. Ele viveu e deixou para a minha mãe cuidar das burocracias da vida. Ele só viveu, por isso essa alegria toda dessa pessoa que passou por nós”, contou o filho do craque.

Dona Sônia Albano, esposa, amiga e braço direito de Jair Bala (Valéria Marques / Hoje em Dia)

Dona Sônia Albano, esposa, amiga e braço direito de Jair Bala (Valéria Marques / Hoje em Dia)


Seguindo a carreira do pai, Jairzinho jogou futsal pelo Recreativo, tradicional clube de Belo Horizonte, e foi atleta do América nas categorias infantil e juvenil. Depois, preferiu seguir o caminho da arbitragem. Foram 15 anos como árbitro assistente da Federação Mineira de Futebol e, por 10 anos, integrou o quadro da Confederação Brasileira de Futebol. Em 2012, teve a oportunidade de ser Gerente de Futebol no América, para orgulho do pai. 

Durante todo esse período no esporte, Jairzinho conviveu com vários atletas que jogaram com Jair Bala ou foram formados pelas mãos dele. “Ele era tido como um técnico rígido, bravo, mas completamente amado por todos que foram treinados por ele. A gente percebe tudo isso pelo carinho dos ex-atletas também”, destacou o filho do eterno ídolo americano que ainda deixou uma última mensagem para os fãs. "Guardem essa alegria dele e levem isso pra vida, a vida pra ele era isso”.

Jair Bala faleceu na última terça-feira (27), aos 79 anos. O ex-atacante, estava internado nos últimos meses no Hospital Felício Rocho, em Belo Horizonte, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). O velório acontece na Arena Independência, entre 9h30 às 15h,desta quarta-feira (28).  A entrada do público será feita pelo Portão 7, na rua Pitangui. Já o sepultamento será reservado aos familiares.

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por