A Seleção Brasileira Sub-17 encerrou a Copa do Mundo em quarto lugar após ser superada pela Itália nos pênaltis por 4 a 2, nesta quinta-feira (27), em Doha. O empate por 0 a 0 no tempo normal levou a decisão para as cobranças, que garantiram aos italianos a terceira posição.
A partida teve um desfalque precoce para o Brasil, já que o zagueiro Vitor Fernandes, do Atlético, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso aos 12 minutos. Mesmo com a inferioridade numérica, a equipe brasileira manteve participação ofensiva e chegou a balançar as redes com Felipe Morais, do Cruzeiro, aos 16 da etapa final, mas o lance foi anulado por impedimento após análise do VAR.
O confronto entre Brasil e Itália ocorreu após ambas as seleções serem eliminadas nas semifinais. Os brasileiros caíram para Portugal nas penalidades, enquanto os italianos foram derrotados pela Áustria no tempo normal. Com isso, disputaram a decisão pelo terceiro lugar no Aspire Zone.
Nas cobranças de pênaltis, João Pedro defendeu o chute de Andre Luongo, mas o goleiro Longoni parou as finalizações de Luis Pacheco e Luís Eduardo. Dell e Tiago converteram para o Brasil, porém não evitaram a derrota. A Itália confirmou a vitória ao marcar quatro vezes.
Com o resultado, o Brasil fechou o Mundial sem derrotas no tempo regulamentar. A campanha teve três vitórias e cinco empates, com 15 gols marcados e três sofridos. O percurso incluiu classificações nos pênaltis contra Paraguai e França, além do triunfo no fim sobre Marrocos nas quartas de final.
Leia mais