A crise do Cruzeiro parece não ter fim. Com o mais novo capítulo, o da saída do técnico Mano Menezes, os problemas do clube se agravam e a bipolaridade da Raposa fica mais acentuada, preocupando o torcedor que tem dificuldade de enxergar, pelo menos nesse momento, um horizonte melhor.
A derrota por 1 a 0 para o Internacional na noite da última quarta-feira, no Mineirão, no jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil, traz uma névoa para a Toca II em um momento complicado da temporada. Tudo por causa da pífia campanha da equipe no Campeonato Brasileiro, com estatística atual de apenas duas vitórias em 13 jogos e o time figurando na 18ª posição.
E essa inconstância da Raposa será testada nas duas próximas rodadas do Brasileirão, quando haverá embate com equipes em situação completamente antagônicas na classificação. Neste domingo a equipe azul enfrentará o Avaí, o lanterna da competição, às 16h, na Ressacada, e na próxima semana o adversário está na outra ponta da tabela, o Santos, líder do campeonato.
Contra a equipe de Florianópolis o técnico será Ricardo Resende, que comanda o time sub-20. Resende será interino até que um novo treinador seja contratado. Contra o Santos a diretoria já espera contar com um novo treinador.
Extremos
O Cruzeiro testará os extremos do Campeonato Brasileiro em seus próximos compromissos. E para não se complicar ainda mais precisa somar a maior quantidade de pontos nestas cinco últimas rodadas antes do fim do primeiro turno.
A Raposa não vence há 10 jogos no Brasileirão, mas o seu próximo adversário vive dilema bem pior. Lanterna e com a metade dos pontos da Raposa (10 a 5), o Avaí não venceu nenhuma das 13 partidas que fez na competição.
Já o Santos surpreende por ter ultrapassado no pós-Copa América o Palmeiras, que antes da parada para a competição entre seleções havia disparado na pontuação e chegou a ser apontado por muitos com bastante antecedência como o ‘futuro campeão’.
Nem mesmo se perder o próximo compromisso contra o São Paulo, no Morumbi, o Santos (32 pontos) perde o posto de líder. É que o segundo colocado, o Palmeiras, tem quatro pontos a menos (28 pontos).
Pós Copa América
Em quatro jogos após a parada que o Campeonato Brasileiro sofreu por causa da Copa América o Cruzeiro somou pífios dois pontos.
O aproveitamento de apenas 16,7% nesse períodofaz com que o time estrelado seja apenas o 16º melhor time do Brasileirão após a retomada da disputa.
O Santos viveu situação inversa. O Peixe é o único clube com 100% de aproveitamento após o fim da Copa América, Com quatro vitórias em quatro jogos disputados.
O próximo adversário, o Avaí, apresenta 8,3% de aproveitamento no mesmo período. Foram três derrotas (Botafogo, Santos e Fortaleza) e um empate (Goiás).